WRC50: Bjorn Waldegaard, o primeiro Campeão de Pilotos da história do Mundial de Ralis
Apesar do Mundial de Ralis ter nascido em 1973, só em 1979 a FIA anunciou a criação de um Campeonato de Pilotos.
A FIA tinha inicialmente dito que um fabricante podia obter os seus melhores nove resultados nos doze ralis, mas depois alteraram-no para apenas sete.
Dessa forma, a Ford considerou que com sessenta e um pontos de vantagem sobre a Fiat e vinte e seis pontos de vantagem sobre a Datsun a meio da temporada, podiam dar-se ao luxo de perder os ralis de Sanremo e a Córsega. Mesmo que a Fiat ganhasse ambos, não os conseguiriam apanhar e era pouco provável que a Datsun se saísse bem em qualquer dos eventos.
E assim foi. A Fiat não ganhou o Sanremo porque Tony Fassina foi primeiro no seu Lancia Stratos do Jolly Clubs. Na verdade, assumiu a liderança na segunda etapa e lá permaneceu até ao final.
O seu perseguidor mais próximo foi Walter Röhrl num Fiat Abarth 131, mas o Lancia Stratos ainda conseguiu sair dos troços de terra da Toscana com uma vantagem de seis minutos sobre o Fiat.
Quando o Datsun de Timo Salonen se retirou, Ford pôde respirar mais livremente e até comemorar depois de ganhar doze pontos na sua ausência graças a Ângelo Presotto, que terminou em sétimo lugar e ganhou o Grupo 1 no seu Escort RS2000 privado.
Na Córsega, sem carros de fábrica da Ford ou Datsun, a Fiat deveria ter tido um rali à sua maneira, mas a estrutura de Turim não colocou carros de fábrica em prova e, portanto, o trabalho foi deixado à Fiat-França. Andruet desistiu no terceiro troço com a suspensão partida e, assim, foi Michèle Mouton que manteve a honra da Fiat ao terminar em quinto, depois de sofrer furos precoces e um problema de motor.
À frente estava Bernard Darniche com o Lancia Stratos da Chardonnet e mesmo alguns furos não o impediram de voltar para casa trinta e seis minutos antes do segundo carro, o R5 Alpine de Jean Ragnotti, que por sua vez foi seguido por dois Porsche privados.
Os pilotos excepcionais da década, Hannu Mikkola e Björn Waldegård, ambos completaram os seus programas da Ford assinando pela Mercedes para enfrentar os eventos em que a Ford não participou.
A Mercedes conquistou os primeiros quatro lugares com os seus quatro carros no Rally da Costa do Marfim no final da temporada, onde a liderança mudou muitas vezes entre Mikkola, Waldegård e Andrew Cowan.
No entanto, no final da segunda das quatro etapas, Mikkola assumiu a liderança e manteve-a até ao final. Com o segundo lugar de Waldegård, um cálculo cuidadoso mostrou que, dos quinze pontos que ali tinha ganho, conseguia manter nove deles, baixando os seus seis pontos do Rali Safari.
E isso foi suficiente para fazer dele o primeiro piloto campeão do Mundo de Ralis…