WRC2 Pro: Quem, onde e como?
A FIA deu à luz do dia a nova WRC2 Pro, uma competição que pretende separar as equipas oficiais das privadas no Mundial de Ralis. Para já só a Citroën Racing e M-Sport/Ford se inscreveram, mas a Skoda MotorSport e provavelmente a Hyundai MotorSport podem estar a preparar-se para fazer o mesmo. E há ainda a Volkswagen MotorSport e a Proton.
Com o WRC perfeitamente ‘resolvido’ para 2019, a nova WRC2 Pro tem muito para animar a segunda divisão dos ralis, ondem correm os R5. Numa categoria que foi pensada para equipas privadas, tanto a M-Sport como a Skoda MotorSport (mais esta) com as suas equipas oficiais, dominaram a competição, ofuscando por completo os seus próprios clientes.
Mas a recente criação da categoria WRC2 Pro pode colocar um ponto final nesta questão, ao agrupar na mesma competição ‘profissional’ as equipas de fábrica, deixando o WRC2 para os privados, tal como sempre deveria ter acontecido.
Contudo, a recém-nascida competição ainda grassa com muitas indefinições e para já a equipa campeã dos últimos anos, a Skoda Motorsport, ainda nem sequer se registou no campeonato ao contrário da M-Sport e da Citroën Racing.
Não que isso seja um problema, pois as inscrições permanecem abertas ao longo do campeonato, pelo que se pode esperar a presença de Kalle Rovanpera no Rali de Monte Carlo e Jan Kopecky lá mais para a frente.
Já a Citroën Racing e M-Sport anunciaram os seus pilotos, Yoann Bonato e Gus Greensmith. O primeiro, depois de alguns rumores que podia ficar de fora, garantiu o assento oficial do C3 R5. Quanto à britânica M-Sport, fez uma confirmação lógica, depois da bela temporada que culminou com o quarto lugar no WRC2 para o piloto britânico. Para além disso, Malcolm Wilson já prometeu um novo Ford Fiesta R5 para antes do verão.
Aqui fica a faltar a Hyundai, que talvez esteja na expetativa quanto ao que vai fazer a Skoda Motorsport. De resto, há outros nomes que podem fazer parte das equipas oficiais do WRC2 Pro em 2019, por exemplo Stephane Lefebvre (Citroën) e Ole Christian Veiby, que corre no Monte Carlo de Volkswagen Polo GTI R5.
Neste caso a equipa VW MotorSport já revelou que em 2019 não deve assumir o WRC2 Pro. Provavelmente só em 2020, pois o carro é novo. No seu line up podem surgir pilotos como Pontus Tidemand, o francês Eric Camilli.
Por fim, a Proton, que homologou recentemente o seu Iriz R5. Até agora, o carro só foi visto em algumas provas, ainda na sua fase pré-homologação, mas com esta obrigatoriedade regulamentar cumprida, passa de imediato a ser elegível para o WRC2/WRC2 Pro.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI