WRC: Toyota tem o seu ano mais ‘desafiador’ pela frente
A Toyota colocou a fasquia tão alta em 2022 e 2023 que, com a ausência a tempo inteiro de Kalle Rovanpera aliado ao facto da principal adversária, a Hyundai se ter reforçado muito pode tornar o ano de 2024 muito diferente para a equipa, para algo que não estão nada habituados, mas a verdade é que mesmo dividindo o ano, Kalle Rovanpera e Sébastien Ogier certificam que aquele carro é forte, ambos os pilotos, devido à ausência de várias provas, terão posições no campeonato mais atrasadas, pelo menos a partir do meio da época, e isso é importante nos ralis de terra, partir mais atrás, e por fim Takamoto Katsuta, e especialmente Elfyn Evans garantem que a equipa vai lutar na frente, muito provavelmente com o galês.
Como seria de esperar a Toyota Gazoo Racing WRT entra na nova temporada com fortes ambições, tendo conquistado três títulos de construtores, pilotos e co-pilotos em cada um dos últimos três anos. A equipa continua a desenvolver e a melhorar o GR Yaris Rally1 Hybrid para o tornar ainda mais forte: o motor foi atualizado para melhorar ainda mais a resposta a baixos regimes e a curva de binário foi melhorada.
A TGR-WRT marca presença no Rallye Monte-Carlo com um alinhamento de pilotos que inclui Sébastien Ogier, que em 2023 conquistou a sua nona vitória recorde no evento, que mais uma vez se realiza na sua cidade natal, Gap, nos Alpes franceses. Elfyn Evans foi vice-campeão no ano passado com três vitórias, incluindo a ronda final no Japão, e tem um forte historial em Monte Carlo com um melhor resultado de segundo em 2021. Takamoto Katsuta passa do Programa TGR WRC Challenge para um lugar a tempo inteiro na formação de fábrica este ano e terminou nos pontos nas suas quatro anteriores partidas em Monte Carlo na categoria máxima.
Segundo Jari-Matti Latvala (Chefe de Equipa): “Temos tido um sucesso fantástico nas últimas épocas e esperamos, naturalmente, continuar assim em 2024. Esperamos um desafio ainda maior e será ainda mais difícil conquistar todos os títulos. Ganhar novamente o campeonato de construtores será o nosso principal objetivo e, se conseguirmos conquistar também os títulos de pilotos e co-pilotos, isso será um grande bónus.
A nossa equipa está sempre a trabalhar arduamente para desenvolver o carro durante a época e torná-lo cada vez melhor. Com o Rallye Monte-Carlo, começamos com um dos ralis mais exigentes, e penso que um bom fim de semana nesse rali pode dar-nos um impulso de confiança. Por isso, o Elfyn e o Taka vão tentar começar as suas épocas da melhor forma possível e é sempre emocionante ter o Seb a conduzir connosco nas suas estradas de origem, onde já foi tão forte. Também estamos muito entusiasmados por ver o GR Yaris Rally2 em ação: depois dos testes, sentimo-nos confiantes com o carro, mas só agora, em competição, é que podemos realmente ver o seu nível e recolher mais feedback para o desenvolvimento futuro.”