WRC, Thierry Neuville: “a velocidade está lá e a fiabilidade também”

Por a 12 Setembro 2022 10:07

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) venceram o Rali da Grécia, depois duma prova em que a Hyundai dominou por completo ao colocar três carros no pódio.

Passaste algum tempo à espera da primeira vitória desta época. Finalmente conseguiste-a, como te sentes?

“Sim, finalmente! Já passou muito tempo desde Espanha no ano passado, não temos estado no degrau superior do pódio e também não houve muitos pódios, e é verdade que pareceu uma eternidade. Portanto, é uma boa sensação estar de volta. É a minha 16ª vitória no WRC, não vou dizer que nos habituamos, mas sabemos como é. Mas sinto que este fim-de-semana há emoções especiais porque fizemos um 1-2-3 como equipa, que é algo pelo qual trabalhámos arduamente durante os últimos anos. Passámos por muitos altos e baixos, alguns momentos difíceis, alguns grandes momentos também, mas nunca conseguimos assegurar um 1-2-3. Consegui-lo aqui este fim-de-semana é espantoso e penso que todos na equipa, e especialmente aqueles que têm estado comigo desde o início na equipa, sentem-se muito orgulhosos e sentem que outra missão está cumprida.”

Quão difícil foi este fim-de-semana, com a liderança a mudar várias vezes?

“Foi um evento desafiante. São as características dos troços mas também o itinerário torna-o ainda mais desafiante devido ao facto de o dia de sexta-feira ser longo dia com temperaturas quentes, pelo que foi realmente cansativo, e depois tivemos novamente características completamente diferentes e ao longo de todo o dia, isso tornou tudo muito desafiante mas, como já disse, o carro esteve ótimo desde o início e eu senti-me confortável, e isso tornou tudo muito mais fácil”.

Falaste no 1-2-3 como sendo especial para a equipa. Há muito trabalho nos bastidores que não se vê, e tem havido muita conversa na imprensa, especialmente este ano. Este resultado silencia agora essa conversa, certo?

“Penso que fomos capazes de acalmar essas críticas, mas já há um par de provas. É o quarto evento seguido em que os três carros estão a rodar sem grandes problemas.

O Ott foi capaz de garantir duas vitórias consecutivas, o que mostra que a velocidade está lá e a fiabilidade também agora lá está. O Ott foi capaz de bater os Toyota no seu evento de casa, na Finlândia, ambos liderámos também em Ypres e aqui novamente penso, que fomos os mais fortes. Isto mostra que temos uma boa dinâmica, estamos de bom humor, mas também temos de ser cuidadosos. Penso que, sim, não é porque tivemos um par de bons eventos que pensamos que estamos lá. Penso que todos os pilotos concordam que ainda temos melhorias a fazer e que ainda temos de continuar a exercer muita pressão para conseguirmos manter esse ímpeto e avançar, porque há um par de eventos complicados pela frente. Mas sim, vamos acreditar no melhor e esperar resultados ainda melhores nos próximos ralis.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado