WRC, Suninen preterido a favor de Mikkelsen: “não sei quem teria feito melhor”
Teemu Suninen foi preterido a favor de Andreas Mikkelsen na equipa oficial da Hyundai no WRC, e em declarações à imprensa do seu país mostrou-se surpreendido pela decisão, já que não vê razões desportivas para que isso tivesse sucedido. Depois de ter realizado quatro ralis em 2023, com o Rally1 da Hyundai, Estónia, Finlândia, Chile e Europa Central, foi-se vendo evolução e bons resultados, conforme a experiência do carro ia melhorando mas a sua prova do Chile foi decisiva, pois estava a caminho do pódio, quando saiu de estrada. A Hyundai escolheu Andreas Mikkelsen e Suninen teve de se resignar: “nos primeiros três ralis o ritmo aumentou constantemente, no Chile estávamos no ritmo certo para o pódio….”
Depois primeiro rali de asfalto, na Europa Central, nova aprendizagem e no final do ano, a decisão não foi a seu favor: “fiquei triste, mas não sei quem teria andado melhor nas mesmas condições”, disse Suninen ao Rallit.fi, assumindo que é nos rally1 que devia estar.
É verdade que Andreas Mikkelsen, tem mostrado que merecia mais, mas nesta fase da sua carreira, Suninen tem mais potencial de crescimento, enquanto Mikkelsen já atingiu o topo, sendo certo que pode andar bem na Hyundai. Vamos ver se a decisão da equipa foi a correta e isso só os resultados demonstrarão.
Segundo o Rallit.fi revela ter apurado, Thierry Neuville, que tem boas relações com Mikkelsen, teria contribuído muito para que Mikkelsen conseguisse a vaga. Agora, Teemu Suninen vai ficar à espera de oportunidades para voltar a provar que merece estar no plantel principal.
Na verdade é este um dos principais problemas desta competição: os custos são tão elevados que nos arriscamos a ter apenas 8 Rally1 a competir e nenhum bom campeonato do Mundo FIA pode ter apenas 8 carros de topo a competir, não há desporto que resista…