WRC: Será desta Thierry Neuville? sistema de pontos tem jogado a favor
Já é certo que Sébastien Ogier confirmou vai disputar todas as restantes provas do ano, na tentativa de lutar com Thierry Neuville, piloto da Hyundai, pela conquista do campeonato, uma batalha que ficará mais clara no final desta prova, já que, ou o francês recupera uma boa maquia de pontos ao belga, ou as coisas ficarão cada vez mais difíceis, até porque as duas últimas provas são em pisos de asfalto e aí o belga não tem a desvantagem dos pisos de terra, que está a ter na Grécia e poderá ter no Chile com a ordem na estrada.
Paralelamente, o sistema de pontos penaliza bem menos quem não consiga posicionar-se tão bem nos dois primeiros dias de prova de cada rali e nesse aspeto, Neuville tem brilhando e ‘jogado’ bem com esse sistema. Para que se perceba a diferença, Neuville ‘perde’ para Ogier no sábado, somou menos seis pontos, mas a diferença que faz é no facto (para além de ter mais ralis, claro), Neuville soma mais 12 pontos que Ogier no domingo e é nas Power Stage que o belga faz mais diferença, nunca esquecendo que tem mais três ralis que o francês.
Como se percebe, com o novo sistema de pontuação será muito difícil a Ogier recuperar essa diferença, pois basta ao belga ser cauteloso e ir somando pontos tornando a cada prova que passa a tarefa mais complicada a Ogier: “é muito difícil, porque é complicado fazer diferenças reais durante o fim de semana. Voltámos a ver isso na Finlândia. Estamos a dominá-lo durante todo o fim de semana e a fazer uma prova forte e no final marcamos apenas mais um ponto do que ele no fim de semana”, disse Ogier ao RallyJournal.com. Para já as coisas não estão a correr bem ao belga na Grécia, mas tal como já sucedeu noutros ralis, Neuville sempre tem jogado bem com a pontuação…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Já chateia essa teoria, de que o novo sistema de pontuação beneficia uns contra outros. O sistema é conhecido de todas as equipas desde o início da temporada, e é igual para todos. Há equipas que o utilizam melhor? Chama-se competência. Já não bastava os comentadeiros da SportTV, sempre a malhar na Hyundai (hoje o Neuville até passou a ser francês), agora vem o AutoSport com a mesma lengalenga. A Toyota, que tem dinheiro para aparecer com 4 e 5 carros por prova, porque não usa uma estratégia diferente pelis vários pilotos, que aproveite esse número de carros? Lá está,… Ler mais »