WRC: Segurança em questão no Rali do Chile
O debate sobre a segurança em condições extremas de nevoeiro dominou a penúltima especial do Rali do Chile no dia de sábado. Vários pilotos questionam a decisão de realizar a especial, e tanto o campeão mundial Kalle Rovanperä quanto o líder do campeonato Thierry Neuville expressaram as suas preocupações quanto à segurança da PEC11, caracterizada por um nevoeiro extremamente denso.
São condições perigosas, nada que os pilotos não possam enfrentar, mas a questão é se vale realmente a pena arriscar arriscar tanto em condições tão perigosas de visibilidade que é um dos pontos fundamentais de uma boa condução, e ainda mais quando se trata de pilotagem em ralis.
Por isso os pilotos destacaram a dificuldade em visualizar a estrada, a presença de cruzamentos e buracos ocultos pelo nevoeiro, e a possibilidade de algo redundar num acidente mais grave, a que se teria de acrescentar dificuldade de acesso para as equipas de resgate.
Kalle Rovanperä reconhece que as condições extremas podem ser um desafio emocionante para os pilotos, mas argumentou também que a segurança deve ser prioridade, especialmente em situações em que a visibilidade é quase nula.
Seja como for, há opiniões um pouco divergentes, pois enquanto alguns pilotos, como Elfyn Evans, acreditam que lidar com condições desafiadoras faz parte da natureza dos ralis, outros defendem que a segurança deve prevalecer sobre o desafio desportivo.
A organização do Rally do Chile ainda não se pronunciou oficialmente sobre as críticas dos pilotos e a decisão de realizar a especial em condições tão adversas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Lembro-me dos minutos que o Walter Rohrl deu ao 2º classificado no nevoeiro de Arganil… ralis é isto!
São uns meninos
Cambada de meninos!
Sinceramente já me começa a enjoar a lamúria constante desta fornada de pilotos que actualmente coabita o Campeonato do Mundo de Ralis. Longe vão os tempos em que – como referiu o Cristopher Shean – o Walter Rohrl ‘aviou’ o 2º classificado (Marko Alen) em mais de 4 minutos no nevoeiro de Arganil mas isso aconteceu no tempo em que os ralis eram uma modalidade que se distinguia de todas as outras que compõem o Desporto Automóvel. Hoje em dia, os ralis cingem-se a provas de velocidade pura onde o único factor que conta é o cronómetro. Os troços, grosso… Ler mais »