WRC, Sébastien Ogier: “Sabia ser muito difícil de alcançar o Ott…”

Por a 8 Setembro 2020 09:19

Sébastien. Continuas a liderar o campeonato após este evento. Como te sentes no final do Rali da Estónia?

“Globalmente, estou feliz, mas há um pouco de mistura de sentimentos. Estar no pódio é sempre uma coisa boa para o campeonato. Mas mesmo que eu comece a ter um pouco de experiência em provas em todo o mundo, foi a minha primeira vez na Estónia e lutar a este nível é sempre um desafio, contra pilotos que já fizeram o rali antes. Eu sabia que lutar pela vitória seria um trabalho duro este fim-de-semana e muito difícil de alcançar o Ott.

O objectivo era lutar pelo pódio e isso conseguimos. São bons pontos para o campeonato. Os sentimentos mistos vêm do facto de que, provavelmente, a vitória teria sido difícil de alcançar, mas colocar mais pressão sobre Ott era definitivamente possível. E o segundo lugar estava também ao nosso alcance. Infelizmente, não conseguimos fazer com que tudo se juntasse este fim-de-semana. Tivemos alguns pequenos problemas com pneus. Não jogámos bem com a afinação aqui e ali. Sim, penso que ainda é bom quando se sai de um fim-de-semana não tão bom, com 17 pontos”.

O Tommi Mäkinen disse que quando testaram para este evento, talvez tenham testado em estradas demasiado rápidas em vez de misturar com secções mais lentas ou técnicas. Ele disse que talvez tenha sido esse o problema deste fim-de-semana. Concordas?

“Bem, os testes são o que são. Será sempre diferente durante o rali. Não fomos suficientemente espertos este fim-de-semana para ver que as condições do rali não eram as mesmas que no teste. E devíamos ter feito algumas alterações mais cedo na preparação. Percebemo-lo demasiado tarde. É assim que as coisas são. Ainda acontece depois de muitos, muitos anos no desporto. Não é um grande drama. Ainda lá estamos. Aumentámos a nossa liderança no campeonato (ndr, um ponto, e Ogier riu-se). Vamos ver o que vem no próximo. Pelo menos, temos trabalhado muito para melhorar o carro e estou muito confiante. Demos alguns bons passos nas condições difíceis, por isso estou ansioso para ver, com o tempo, se é suficiente ou não. Nunca se pode dizer mas estamos a ir em frente. Tudo tem vindo a melhorar muito nessas condições. Mas vejamos daqui a duas semanas se temos conseguido fazer bem”.

O Yaris nunca foi dominante nem na Turquia ou Sardenha. É uma preocupação para ti?

“Sinceramente, estas já não me fazem preocupar. Nesta altura da minha carreira, precisaria muito para me preocupar realmente com qualquer coisa. Honestamente, estou realmente feliz com o teste que fizemos na semana passada na Grécia. Penso que os nossos engenheiros também usaram esta pausa com algum bom trabalho, e fomos para o teste com muito boas ideias que pudemos confirmar. As coisas estão a avançar. É claro que abrir a estrada na Turquia será mais uma vez um desafio. Mas neste rali, muitas coisas podem acontecer. A velocidade será importante, mas ser esperto… ainda mais”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado