WRC: Sebastien Ogier pode ser desclassificado do Rali do México
Sebastien Ogier está em risco de perder os pontos correspondentes à segunda posição conseguida no Rali do México. A desclassificação do campeão do mundo está dependente dos resultados de uma investigação que a FIA realizou à caixa de velocidades do seu Ford Fiesta RS WRC utilizado na terceira prova do Campeonato do Mundo de Ralis.
Ao que tudo indica a transmissão do Fiesta WRC de Ogier estará abaixo do peso permitido pelo regulamento. Isto significa que os resultados da prova mexicana são provisórios e podem ser corrigidos como resultado de uma possível desclassificação. Para já a FIA confirmou que a caixa de velocidades do Ford do piloto francês foi selada e foi enviada da M-Sport para Genebra, onde o responsável técnico da Federação Internacional Jerôme Toquet vai examinar minuciosamente aquele órgão mecânico. Depois Toquet irá fazer um relatório que irá enviar aos comissários desportivos, que irão decidir qual a decisão a tomar relativamente ao campeão do mundo.
Certo é que uma decisão da FIA será tomada antes do começo da próxima prova do Campeonato do mundo de Ralis, a Volta à Córsega. “Jerôme está a verificar as tolerâncias e também comparar como outras caixas de velocidades. A decisão de examinar mais em detalhe tem a ver com o facto de não existir tempo suficiente na inspeção após a prova para se chegar a uma conclusão. Em termos de penalizações se o carro tiver qualquer infração aos regulamentos o castigo pode ir de uma penalização à desclassificação”, confidenciou uma fonte próxima ao responsável técnico da FIA.
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Ate dava jeito ao campeonato..eheh
Os regulamentos são para cumprir, e mas se a diferença de peso for mínima, não tiver influência no rendimento da caixa, nem colocar o carro abaixo do peso mínimo, creio que uma advertência por escrito será suficiente, caso contrário, ou mesmo na dúvida, será desclassificação da prova, como aconteceu com o DS3 do Hirvonen há uns anos em Portugal, por causa da embraiagem “reforçada por engano” do mecânico que foi à prateleira das embraiagens e trouxe uma embraiagem ilegal para montar no carro, quando lá estavam tantas legais. Este caso foi curioso, porque nunca foi esclarecido porque existiam embraiagens ilegais… Ler mais »
Como se uma caixa de velocidade mais leve uma dúzia de quilos lhe desse uma vantagem enorme… sinceramente, a FIA mete a pata em tudo. Já no WTCC arrancaram uns quantos pontos ao Monteiro e companhia porque tinham o carro mais baixo alguns centímetros.
Regras são Regras, como tal são para superar, assim como os limites foram criados para serem ultrapassados.
O ideal, é colocarem uma serie de equipamentos de aferição no final num espaço próprio, e de preferência “Made in Portugal”, são os ideais, não mentem…
Obviammente as regras têm de ser escrupulosamente cumpridas. Os rallyes são muitas vezes discutidos em muito poucos segundos de díferença, a este nível (o Mundial) têm de ser seguidos como exemplo. Não se invente. Não se abram precedentes, tem de haver muito rigor e não o mais ou menos. Se um kilo a menos não faz diferença, 40 kgs fazem sim. E 33 kgs fazem? e 11 Kgs fazem? 10 kgs a menos já não fazem? Então… rigor absoluto, não é?
Pergunta da semana: Se um kg a menos numa viatura WRC não fazem diferença nos tempos que obtem nas PEC`s e 80 Kg a menos já fazem diferença, todos concordamos, certo? Então qual o peso a menos que um WRC poderá ter a menos e seja consirado legal? 30kg, 28? 11, 5kg; 7kg…? Resposta certa é: RIGOR
Tem nada que saber. Ogier sai da VW (a que todos chamavam toda poderosa, mas só ele deu 4 títulos à marca alemã 42 pódios sem nunca ter tido nenhuma ameaça dos colegas, chegando ao ponto de ter somado mais pontos para os construtores sozinho do que os restantes dois) para a única equipa privada e ao 3º rali está na liderança. Pouco provável para alguns talvez, mas não para a maioria. Então quer dizer, na Austrália em 2014 o Meeke leva 1minuto de penalização por ter cortado uma berma e tocar numa estaca. Já sair de estrada e ir… Ler mais »
Caro Kankkunenfan comparar um corte propositado com uma saida de estrada não tem logica nenhuma. Esta comparação nem parece sua. O Meeke na Australia passou para alem da marcação da estrada, com o objectivo de ser mais rápido ( discutivel)… agora no Mexico foi uma saida de estrada, igual a tantas outras normais nos ralis. Já foi suficientemente penalizado com o tempo que demorou a voltar á estrada. Imcomparaveis as duas situações.
Boas caro Miguelgaspar, e de facto sim. Não era a comparação que queria fazer ao reler. Escrevo rápido e nesse caso nem dei seguimento, pois quando termino com: “Realmente se calhar não, mas então porquê na Austrália?” seguia-se qualquer coisa a nível de segurança. Pois se entre um atalho e seguida penalização e saída de estrada não é comparável, nos dois casos há algo a que me leva à palavra segurança e discutem-se gramas da transmissão de Ogier quando Evans havia metido motor e caixa novos e nesse tampouco se interessaram ver! Só para relembrar se é ou não discutível… Ler mais »
Concordo com grande parte do que escreveu, no entanto convem separar e analizar os vários temas que referiu. Começando com a noticia, o carro do Ogier está legal? Se sim, optimo, se não, deve de ser penalizado como os comissarios entenderem. Tirou vantagem? Na minha opinião isso é irrelevante, apenas conta se o carro é legal ou não. Perseguição a Ogier? Não vou em teorias da conspiração e a mudança da ordem de partidas mostram-me isso. Sobre as saidas de estrada, de facto o factor sorte é o mais importante… desde não perder praticamente tempo até ser obrigado a desistir.… Ler mais »
Então com o numero de Fiesta WRC vai-se descortinar o de Ogier. Coincidência?! Não creio, simplesmente porque se o mesmo tivesse terminado em 7º ou 8º não acredito que o fizessem. Depois e para quem vê rapidez para além dos tempos, Evans foi dos mais rápidos face à sua posição na estrada, porque não ele?! De resto e na segurança falou-me de ralis de asfalto, sim há aí um que pode pecar, mas sabia que na Alemanha até geólogos e a Engenharia Viticultura é chamada na organização do ADAC Rally?! Quando me refiro ao perigo, é bem mais fácil um… Ler mais »