WRC, Sébastien Loeb: “As sensações dos ralis são as mais excitantes”
Sébastien Loeb esteve no País de Gales a acompanhar de perto a penúltima prova do WRC desta temporada, naquela que foi apenas a sua segunda presença esta temporada.
“Foi bom regressar a um rali, só estive no Monte Carlo a ver troços, é bom ver gente conhecida e que não vejo há muito. Tenho feito outras coisas, o Dakar é uma boa experiência, já fiz dois Dakar, o terceiro é em janeiro. Vim agora de Marrocos, onde fizemos o último teste antes do Dakar. É completamente diferente a velocidade e a forma como se encara a prova comparativamente aos ralis e ao Ralircross, que tenho gostado muito, até aqui”.
O piloto francês, nove vezes campeão do mundo, testou o C3 WRC para ajudar a sua antiga equipa a preparar o carro. Loeb gostou muito das sensações do carro em asfalto.
“Testar o C3 WRC foi uma boa oportunidade para conhecer os novos WRC, fiquei surpreendido com a aerodinâmica e quão depressa se pode andar nas curvas, o motor é mais potente mas também fácil de utilizar, o equilíbrio do carro e a rapidez que podemos alcançar no asfalto foram o mais impressionante. Penso que são mais difíceis de guiar do que os anteriores WRC, parecem-se mais como um carro de corridas, com o tempo seco é fantástico. Na terra, testei em estradas sinuosas, não eram muito rápidas, e, aí, não achei que a diferença fosse muito grande para os WRC anteriores, mas foi muito bom descobrir estes novos carros”.
O piloto não descarta o regresso ao WRC, mas para fazer poucas provas, apontando três como o máximo.
“Até este momento, não está nada decidido. Como sabem, quis descobrir outras coisas nos desportos motorizados: TT, Ralicross, muitos tipos de corridas diferentes, mas para mim as sensações dos ralis continuam a ser as mais excitantes. Escolhi fazer coisas diferentes, para o ano vou repetir o Mundial de Ralicross, com a Peugeot, mas por que não fazer novamente provas do WRC? Não está decidido, mas se for nunca serão muitos ralis – um, dois ou três por diversão. Mas não me esqueço, longas semanas, reconhecimentos, já sabem como são os ralis…” disse Loeb, naquela que é a maior queixa dos pilotos – o tempo que gastam antes e durante as provas.
O que achas que podes fazer no regresso?
“Todos os pilotos que regressaram depois de algum tempo fora das competições onde estiveram antes já não conseguiram voltar a lutar pelas vitórias, perdem experiência, mas tudo bem, nada está decidido, vamos ver para o ano”, disse.
Para uma equipa que só tem algum apoio da marca, o que achas do feito da M-Sport?
“Fizeram um trabalho incrível, o Malcolm (Wilson) é uma excelente pessoa, muito apaixonado e a defender sempre o que está a fazer. Penso que estes são resultados muito bons para ele, pois sem apoio total da marca venceram os dois campeonatos e isso é realmente muito bom”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI