WRC, Richard Millener: “manter todos no mesmo nível e ver quem consegue continuar a melhorar”
O diretor da M-Sport/Ford, Richard Millener, elogiou Pierre Louis Loubet e a sua prestação no Rali da Grécia, particularmente após o contratempo do troço de abertura de sábado de manhã, que o atirou de segundo para o sétimo lugar: “Ele continuou, conseguiu contornar algumas questões técnicas, as quais penso que todos tiveram a sua quota-parte e acabou por ficar em quarto, pelo que deve estar muito orgulhoso.
Tem melhorado continuamente ao longo deste ano, as suas estatísticas são bastante boas este ano”.
Questionado sobre o futuro de Loubet, Millener deu a resposta esperada, politicamente correta: “Já o vimos antes com outros bons pilotos, quando não se tem pressão e se está a divertir, pode-se fazer bons ralis, mas quando se começa a esperar resultados deles, é quando às vezes as coisas se podem tornar um pouco mais complicadas.
A melhor resposta neste momento é a política de tentar manter todos no mesmo nível e ver quem consegue continuar a melhorar. Essa será a chave para o futuro”, disse Richard Millener, que certamente se estava a referir principalmente a Craig Breen, que o ano passado com a Hyundai fez ralis bastante bons, deixando entender ser o piloto certo para liderar a M-Sport no campeonato deste ano. Essas exibições convenceram Malcolm Wilson, que apostou no irlandês, que está ano está a ter uma temporada má demais para ser verdade. O que mudou? A pressão! É muito diferente um piloto poder evoluir nos ralis sem a ‘obrigatoriedade’ de obter resultados, mas quando isso sucedeu com Craig Breen, espalhou-se ao comprido. Já vimos isso suceder com outros bons pilotos antes.
Não deixam de ser bons pilotos, mas quando são ‘obrigados’ a ‘entregar’ resultados, é o cérebro que os trama. Uns conseguem ultrapassar essa pressão, outros não.
Por isso, Richard Millener entende que o melhor é colocar os seus pilotos sob as mesmas condições, para sentirem essa pressão e depois ver quem ‘vence’ o ‘shootout’…