WRC, Rali Safari: Sabe o que é o fesh-fesh? É isto que mostram as fotos…
Uma das coisas que os pilotos do Rali Safari temem nesta prova, como temem os concorrentes do TT em determinadas provas, nomeadamente o Dakar. Mas o que é o fesh-fesh? É uma substância em pó muito fina e leve, que em quantidade suficiente pode significar muitos problemas para um piloto de TT e de ralis, quando se trata de provas como o Safari. A sua ‘fineza’ pode não só obscurecer a visão, como enterrar por completo um carro como sucedeu hoje a Kalle Rovanpera e quase sucedeu a Sébastien Ogier.
A terra é tão fina que os carros se podem enterrar muito facilmente. O fesh fesh é areia que foi desgastada do seu tamanho granular típico, até se tornar uma partícula em pó que se assemelha muito ao pó de talco. Quando sobre camadas de rocha dura, o fesh fesh pode ser tão escorregadio como o gelo, e quando acumulada de forma profunda, é como areia movediça, sem a água. Por fim, como o pó é muito leve, quando levantado, ainda mais por estes World Rally Car, pode ficar no ar muito tempo, porque é muito leve. Como se não bastasse, adere muito bem à superfície onde aterra.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Faz-me lembrar a minha casa quando, devido ao trabalho, não tenho vontade de fazer limpezas! 🙂
Please! Isto não é bem fazer Ralis. Será mais, destruir mecânicas e ir tentando sobreviver…
Demasiado duro.
Bem… no “meu tempo” não havia demasiado duro! E como se calhar sou de outra geração, agarro-me ás minhas memórias: bons velhos tempos.