WRC, Rali Safari, PEC10: Elfyn Evans líder, dois Toyota na frente

Por a 21 Março 2025 15:06

Depois de terem chegado a ter um avanço de 46.1s, Ott Tänak/Martin Järveoja tiveram problemas com a transmissão do seu Hyundai I20 N Rally1 e em dois troços caíram da liderança para o terceiro lugar a 55.4s dos novos líderes, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1). Estes chegam ao fim da 2ª etapa com 7.7s de avanço para Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1).

Se alguns pensaram que a Hyundai estava a ganhar avanço suficiente para ganhar esta prova, provou-se mais uma vez que nos ralis tudo muda num ápice e por isso mesmo, apesar de ter agora dois carros na frente, nada está garantido para a Toyota.

O facto de uma equipa ter carros com problemas mecânicos, e a outra nem por isso, pode dever-se a muitas razões, mas qualquer delas deixa perceber que isto faz parte dos ralis, quer as avarias sejam causadas pelos pilotos, ou pelas equipas na preparação das provas, ou até mesmo pelos fornecedores, com peças defeituosas, mas se olharmos para o histórico percebe-se que a Hyundai tem muitos mais ‘azares’ que a Toyota e é também por isso que a Toyota ganha mais vezes. Se a diferença fosse somente entre a qualidade das duplas, a estatística de triunfos seria muito mais equilibrada.

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1) chegam ao fim da 2ª etapa no quarto posto, o que depois de contratempos mecânicos e dois minutos de penalização é notável. Sem a penalização, liderariam a prova… com quase 30 segundos de avanço. Logicamente, as penalizações contam, e os ‘ses’ não valem de nada…

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) são quintos depois de um dia marcado por vários furos e mais de três minutos.

Sami Pajari/Marko Salminen (Toyota GR Yaris Rally1) são sextos e também já tiveram a sua dose de problemas,

logo a abrir o dia um para-brisas partido e um furo. De resto, até andaram bem.

Josh Mcerlean/Eoin Treacy (Ford Puma Rally1) são sétimos, perderam muito tempo na PEC 7 ao pararem para ver o que era o fumo que saía do capot. Tiveram que guiar em modo de estrada na especial seguinte, perdendo, claro, muito tempo.

Depois do atascanço de Oliver Solberg/Elliot Edmondson (Toyota Gr Yaris Rally2), quem aproveitou foram Kajetan Kajetanowicz/Maciej Szczepaniak (Toyota GR Yaris Rally2) que lideram no fim do dia com 10.2s de avanço para Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2) com Jan Solans/Rodrigo Sanjuan (Toyota GR Yaris Rally2) 30.1s mais atrás.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter destaque
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado