WRC, Rali Safari: desde o regresso só ‘dá’ Toyota, o que têm a dizer Hyundai e Ford?
Vem aí a mais exigente das provas do calendário do WRC, o Rali Safari, e sendo certo que pouco tem a ver com as grandes provas de endurance dos anos 80 e 90, é um mais pequena amostra do que é a dureza daquelas estradas, quem em versão curta, são as mesmas-
Este ano espera-se mais uma prova cheia de acontecimentos. Teremos novamente 10 Rally1, a Toyota terá quatro equipas, Kalle Rovanperä, primeiro na estrada, Elfyn Evans, Sébastien Ogier e Takamoto Katsuta.
A M-Sport terá três carros, para Ott Tänak e Pierre-Louis Loubet, e ainda o privado Jourdan Serderidis.
A Hyundai terá três carros, para Thierry Neuville, Esapekka Lappi e Dani Sordo.
No WRC2, quinze carros, Oliver Solberg corre sem pontuar.
Os pilotos enfrentam 19 troços, domingo é o dia mais curto.
Foi a Toyota a ganhar os dois ralis que se fizeram após o regresso. Em 2021, Sébastien Ogier e no ano passado foi Kalle Rovanpera a vencer.
A Toyota (9) continua a ser de longe a marca que mais vezes venceu o Rali Safari, seguida da Mitsubishi (5), Datsun (4), Ford (3), Lancia (3), Peugeot (2), Subaru (2), Audi (1), Nissan (1) e Opel (1).
O ano passado Kalle Rovanperä venceu, no 1-2-3-4 da Toyota. O melhor resultado de Thierry Neuville no Quénia foi um 5º posto o ano passado, e o belga sabe que a melhor hipótese que tem de vencer nos próximos tempos é no Safari, pois seguem-se a Estónia e Finlândia no calendário e aí já sabemos quem ‘manda’ ou é mais forte.
Ott Tänak tem vindo a melhorar os seus resultados, mas ainda não em o carro como quer para tentar vencer. Será no Quénia? O ano passado foi terceiro
Elfyn Evans foi segundo o ano passado mas bateu numa pedra em 2021, é um potencial vencedor, mas esta é uma prova difícil de antever.
Sébastien Ogier venceu em 2021, com a sua experiência é um dos favoritos.
Esapekka Lappi estreia-se no Safari, dificilmente ficará no pódio, a não ser que leve a lição bem estudada e sem nada arriscar colha os frutos disse mesmo.
Dani Sordo foi 12º em 2021, terá um pouco mais de desvantagem visto não ter ido ao Quénia em 2022, mas a sua experiência pode compensar isso.
Takamoto Katsuta foi segundo em 2021, terá aqui uma boa hipótese de novo bom resultado, embora como não pontua para a Toyota possa ter que ceder o lugar se tiver um ou mais Toyota atrás.
Pierre-Louis Loubet também nunca foi ao Quénia, mas se quer fixar-se comp opiloto de topo tem que ganhar essa experiência. É este ano…
Horário
Quarta-feira 21 de junho
Shakedown (Loldia) 5.40 km 08:16
Quinta-feira 22 de junho
PEC1 Super Special Kasarani 4.84 km 12:05
Sexta-feira 23 de junho
PEC2 Loldia 1 19.17 km 06:00
PEC3 Geothermal 1 13.12 km 07:18
PEC4 Kedong 1 30.62 km 08:11
Asistência B – KWS Naivasha – 40 min 09:44
PEC5 Loldia 2 19.17 km 11:09
PEC6 Geothermal 2 13.12 km 12:27
PEC7 Kedong 2 30.62 km 13:20
Assistência flexível C – KWS Naivasha – 45 min 14:33
Sábado 24 de junho
PEC8 Soysambu 1 29.32 km 06:01
PEC9 Elmenteita 1 15.08 km 07:05
PEC10 Sleeping Warrior 1 31.04 km 08:03
Asistência D – KWS Naivasha – 40 min 09:55
PEC11 Soysambu 2 29.32 km 12:01
PEC12 Elmenteita 2 15.08 km 13:05
PEC13 Sleeping Warrior 2 31.04 km 14:03
Assistência flexível E – KWS Naivasha – 45 min 15:39
Domingo 25 de junho
PEC14 Malewa 1 8.33 km 04:55
PEC15 Oserian 1 18.33 km 05:51
PEC16 Hell’s Gate 1 10.53 km 07:05
Asistência F – KWS Naivasha – 15 min 08:22
PEC17 Malewa 2 8.33 km 09:19
PEC18 Oserian 2 18.33 km 10:15
Reagrupamento – 51 min 11:16
PEC19 Hell’s Gate 2[Power Stage] 10.53 km 12:15
NOTA: hora de Portugal continental
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI