WRC, Rali de Monte Carlo: O arranque perfeito
Não pode haver melhor palco para o arranque do WRC 2017, uma nova era, num dos ralis que costuma ser dos mais interessantes do ano…
Nos últimos anos os invernos do Sul da Europa têm sido rigorosos e uma das poucas vantagens são arranques perfeitos para o WRC no Rali de Monte Carlo. E este ano não vai ser exceção, já que se espera muita neve nas zonas mais altas, enfim, o que se espera de um bom Monte Carlo. A 45ª edição do WRC marca o arranque não só da competição mas também duma nova era no WRC, e em Monte Carlo vamos saudar o regresso da Toyota e lamentar a ausência da VW.
A prova mantém um formato semelhante aos anos anteriores, arranca no Mónaco na quinta-feira à noite, ainda que os motores já se tenham feito ouvir no shakedown do dia anterior, em Gap. Depois da apresentação no Mónaco as equipas rumam de imediato a Gap, onde se realizam os dois primeiros troços, noturnos. No dia seguinte, 6ª feira, realizam-se mais seis, cinco no sábado e mais quatro no último dia, domingo. A nova regra que obriga à inversão dos pilotos prioritário só terá lugar no sábado, mantendo-se também no domingo.
Não houve surpresas na lista de inscritos, com a nova era do Mundial de Ralis a arrancar com dez dos novos WRC de 2017, três cada para a M-Sport e Hyundai, dois para a Citroën e Toyota Gazoo, com um WRC 2016 para Craig Breen (DS3 WRC) e Jourdan Serderidis (DS3 WRC), no WRC Trophy. Andreas Mikkelsen, que ficou sem volante depois da saída da Volkswagen do WRC, surge com um Skoda Fabia R5 no WRC2, ao lado de Jan Kopecky e Eric Camilli, que correrá num Fiesta R5 da M-Sport. Kevin Abbring e Pontus Tidemand vão correr, respetivamente com um Hyundai i20 R5 e um Skoda Fabia R5, mas não pontuam para o WRC2. Há 12 inscritos nesta competição (WRC2), seis inscrições no WRC3 e ainda quatro inscritos nos R-GT, três Fiat 124 Abarth e ainda Romain Dumas num Porsche 997 com motor de quatro litros.
Relativamente ao que se espera da prova, é uma perfeita incógnita pois nunca os novos carros rodaram no mesmo local à mesma hora, portanto a primeira comparação é mesmo no shakedown, e mesmo essa, só pode dar uma ideia. E mesmo, comparações diretas só se houver uma secção inteira completamente seca, pois basta que existam escolhas diferentes de pneus para que as comparações sejam inúteis. Venha o WRC 2017!
PROGRAMA
Quarta-Feira, 18 de janeiro
Shakedown (Gap) 3.35 km 16:00
Quinta-Feira, 19 de janeiro (1ª etapa)
PE1 Entrevaux – Val de Chalvagne – Ubraye 21.25 km 20:14
PE2 Bayons – Breziers 1 25.49 km 22:57
Sexta-Feira, 20 de janeiro (2ª etapa)
PE3 Agnieres en Devoluy – Le Motty 1 24.63 km 10:11
PE4 Aspres les Corps – Chaillol 1 38.94 km 10:44
PE5 St Leger les Melezes – La Batie Neuve 1 16.83 km 11:47
Assistência – Gap – 30 Min
PE6 Agnieres en Devoluy – Le Motty 2 24.63 km 14:28
PE7 Aspres les Corps – Chaillol 2 38.94 km 15:01
PE8 St Leger les Melezes – La Batie Neuve 2 16.83 km 16:04
Assistência Gap – 45 Min
Sábado, 21 de janeiro (3ª etapa)
PE9 Lardier et Valenca – Oze 1 31.17 km 08:08
PE10 La Batie Monsaleon – Faye 1 16.78 km 08:58
Assistência Gap – 30 Min
PE11 Lardier et Valenca – Oze 2 31.17 km 11:13
PE12 La Batie Monsaleon – Faye 2 16.78 km 12:08
service Service G- Gap – 30 Min
PE13 Bayons – Breziers 2 25.49 km 15:03
Assistência Gap – 45 Min
Domingo, 21 de janeiro (4ª etapa)
PE14 Luceram – Col St Roch 1 5.50 km 09:22
PE15 La Bollene Vesubie – Peira Cava 1 21.36 km 10:12
PE16 Luceram – Col St Roch 2 5.50 km 11:00
PE17 La Bollene Vesubie – Peira Cava 2 [Power Stage] 21.36 km 12:18
NOTA: Menos uma hora em Portugal Continental
Lista de Inscritos – CLIQUE AQUI
Itinerário completo – CLIQUE AQUI
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI