WRC, Rali México, PE8: Sébastien Ogier líder em dia desastroso para a Hyundai
Sébastien Ogier/Julien Ingrassia (Citroën C3 WRC) foram os grandes ‘vencedores’ do primeiro dia do Rali do México, que terminaram 14.8s segundos na frente de Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC). O atual campeão em título esteve mesmo numa classe à parte em comparação com os seus rivais.
A tirada teve inúmeros incidentes que afetaram bastante a classificação, ao ponto dos líderes do campeonato, Ott Tänak/Martin Järveoja (Toyota Yaris WRC) terem terminado em quarto, depois de terem feito a maioria dos troços entre o sexto e nono lugares das especiais.
O facto de abrirem a estrada foi muito penalizador, como é habitual nos ralis de terra, e quem aproveitou foi Ogier, pois sendo o terceiro carro na estrada foi acumulando segundos de avanço face a Tanak (e não só) terminando o dia 37.1s na frente do estónio. Hoje, já em condições mais semelhantes na estrada, Tanak parte em quarto e Ogier em nono, logo se verá se o estónio recupera alguma coisa.
Se por um lado serão os três Hyundai de Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC), Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) e Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai i20 Coupe WRC) a abrir a estrada, Tanak já terá a estrada bem mais limpa mas ainda não perfeita enquanto Ogier terá a estrada limpa nas trajetórias, mas com a passagem de oito WRC antes do seu pode também ter muitas pedras, que podem causar furos.
Elfyn Evans/Scott Martin (Ford Fiesta WRC) são segundos a 14.8s, com a dupla da M-Sport a fazer o que lhes competia aproveitando o dia para se colocarem o melhor possível. Com Kris Meeke/Sebastian Marshall (Toyota Yaris WRC) a 6.3s e Ott Tanak a mais 16.0s logo se verá onde acabam. A luta entre Evans e Meeke foi interessante o dia todo, mas no final do dia Meeke viu-se prejudicado pela poeira que entrou dentro do seu Toyota Yaris.
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Citroën C3
WRC) são quintos a 39.1s da frente, com os homens da Citroën a
passarem por um dia muito difícil. A experiência do finlandês no
México é curta e Lappi chegou algo desanimado ao fim de quase todos
os troços. Num deles chegou mesmo zangado, já que fez um pião onde
perdeu cerca de mais 15.0s.
Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul
(Hyundai i20 Coupe WRC) foram os únicos sobreviventes de um dia
desastroso para a Hyundai, com o belga a um minuto do líder.
Neuville sofreu um furo logo no primeiro troço da manhã, a primeira
passagem por El Chocolate, algo que sucedeu também a Ogier, mas o
belga teve muito menos sorte já que perdeu 40 segundos, ao contrário
de Ogier que cedeu apenas quatro.
Já os seus companheiros de
equipa na Hyundai tinham-se saído inicialmente bem melhor, com
Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai i20 Coupe WRC) a liderar o
rali a meio-dia. Mas na segunda passagem por El Chocolate, foi
obrigado a encostar e abandonar depois de um furo e uma avaria que a
Hyundai ainda não especificou.
Também Dani Sordo/Carlos Del
Barrio (Hyundai i20 Coupe WRC) que se estrearam no WRC este ano no
lugar de Sébastien Loeb, estavam a andar bem, com o espanhol a
tornar-se mesmo no rival mais próximo de Ogier, rodando a menos de
cinco segundos, já depois da repetição da especial de Ortega, mas
a sua luta terminou logo de seguida, com um problema elétrico que o
deixou parado na ligação entre Ortega e Las Minas, forçando o
abandono. Hoje, tanto Mikkelsen como Sordo vão passar o dia a limpar
a estrada para Neuville brilhar. Se possível sem atirar muitas
pedras para a estrada.
Outros azarados do dia foi a dupla
Jari-Matti Latvala/Miikka Anttila (Toyota Yaris WRC), que pareciam
poder terminar o dia em quarto, até que tiveram de abandonar antes
da super especial do Autodromo de Leon, já que o seu Yaris WRC parou
com o que se suspeita ser uma falha do alternador. Durante a tarde
toda a gente achou estranho Latvala estar parado nos controlos e
manter o motor acelerado. Apesar do finlandês dizer que não era
nada de especial, a verdade é que estava a tentar carregar a bateria
pois o alternador já não estava nos seus melhores dias…
Teemu Suninen, que abandonou logo no
primeiro troço do dia, El Chocolate, não regressa depois de ter
infligido danos severos no seu Ford Fiesta WRC depois dum forte toque
numa rocha. Com tantos abandono, o boliviano Marco Bulacia Wilkinson
é sétimo da classificação geral aos comandos de um Skoda Fabia
R5, liderando o WRC2, na frente do piloto local, Benito Guerra e o
chileno Alberto Heller. O piloto local Ricardo Trivino completou o
top 10.
A etapa de hoje é a mais longa do evento. Duas
passagens idênticas de três troços através das montanhas ao norte
e leste de León, a que se seguem as três super especiais de rua na
cidade.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI