WRC, Rali do Japão: Três Toyota e Evans na frente, caos, acidentes e vários RC2 no top 10

Por a 17 Novembro 2023 06:56

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) lideram o Rali do Japão ao cabo de sete troços, com 44.4s de avanço para Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) com Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) em terceiro a quase dois minutos. Uma manhã de condições incrivelmente difíceis com a chuva e a sujidade da estrada, folhas das árvores, a tornar o piso muito escorregadio o’que levou à saída de estrada de dois carros no mesmo sítio, Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), e Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1)m com Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) a fazer um pião e a bater danificando o seu Toyota perdendo muito tempo.

Mais ou menos incólume a tudo isto, Elfyn Evans dominou nas condições de chuva para construir uma vantagem de 44.4 segundos após a etapa matinal de sexta-feira.

Um aguaceiro incessante combinado com estradas cobertas de folhas significou um início traiçoeiro para o primeiro dia do rali, com várias das principais equipas a serem apanhadas no meio do caos.

As condições adversas levaram os organizadores do rali a cancelar o troço de Shitara Town – mas não antes de Takamoto Katsuta, Dani Sordo e Adrien Fourmaux terem ficado presos no mesmo local na PE2.

O herói da casa, Katsuta, foi o primeiro a chegar à curva à direita, 11,8 quilómetros após a partida. Travou e fez um pião antes de embater numa árvore, o que danificou o radiador do seu Toyota GR Yaris. Tendo chegado ao fim a ‘coxear’ em modo EV, Katsuta e o copiloto Aaron Johnston conseguiram efetuar reparações na berma da estrada, embora estivessem mais de cinco minutos atrás de Evans após duas especiais.

Pouco depois, Dani Sordo teve um acidente no mesmo local, fazendo deslizar o seu Hyundai i20 N por um aterro e abandonando o rali. Adrien Fourmaux, por sua vez, cometeu um erro quase idêntico que teve as mesmas consequências. Todas as equipas saíram ilesas, mas o troço foi interrompido.

Confortavelmente à frente do segundo classificado, Thierry Neuville, mas longe de se sentir confortável dentro do seu carro, Evans – vencedor de ambos os troços admitiu a necessidade de ser cauteloso: “Não consigo ver para onde estou a ir, por isso não é fácil”, disse o homem da Toyota. “Havia mais água parada na segunda, mas as duas etapas até agora foram igualmente más.”

O seu companheiro de equipa Sébastien Ogier ficou inicialmente atrás de Neuville por 16,6 segundos para completar o pódio provisório, enquanto, incrivelmente, o piloto do WRC2 Andreas Mikkelsen rodava em quarto lugar no seu Škoda Fabia RS Rally2

“Os carros do Rally1 são melhores, mas o Škoda é melhor numa área”, brincou o norueguês.

O recém-coroado campeão do WRC, Kalle Rovanperä, ficou a 51,7 segundos de distância no seu GR Yaris. O finlandês foi o primeiro a rodar na estrada e enfrentou as condições mais difíceis, sem linha para seguir por entre as folhas e ‘agulhas’ de pinheiro.

, Ott Tänak. Tänak foi forçado a reduzir drasticamente a sua velocidade quando o seu para-brisas embaciou em SS2, tendo perdido quase três minutos como resultado.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) perderam tempo com o vidro do seu Puma muito embaciado o que o fez rodar em modo estrada, perdendo imenso tempo.

Na sexta especial foi a vez de Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) ficarem fora de prova. Bastaram 100 metro da PE6 para o belga deixar fugir o carro e bater numa árvore. Não tiveram problemas físicos, mas o carro já não saiu dali.

Faltam dois troços para fim do dia, três Toyota nos três primeiros lugares…e um Skoda em quarto, com a quarta quinta e sexta posições a pertencer a….RC2.

Andreas Mikkelsen são quartos na frente de Nykolai Gryazin e Gregoire Munster, só depois surgindo

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) e Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1)

Uma manhã terrível de rali no Japão.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado