WRC, Rali do Japão: Thierry Neuville passou para a frente, mas há luta até ao fim
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) chegaram ao final do segundo dia do Rali do Japão na frente, depois duma bela luta a dois com Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), com a margem a separá-los a cifrar-se em 4.0s, isto quando faltam as cinco especiais do derradeiro dia de prova.
Há muito que já se percebeu que a luta pelo triunfo se vai quedar entre estas duas duplas e depois de uma manhã em que os homens da Toyota ganharam uma pequena margem, Neuville eagu e passou para a frente ainda antes da super especial que encerrou o dia.
Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) não se conseguiram aproximar da dupla da frente e estão totalmente sós na terceira posição a 39.5s da frente. O problema de transmissão que tiveram no primeiro dia colocou-os a uma distância que se tornou difícil de recuperar.
Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) são quartos, também eles numa terra de ninguém, a 23.0s do pódio, que em condições normais, não conseguem atingir e têm atrás
Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1), a quase dois minutos, pelo que não há aqui qualquer luta direta.
Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) são sextos, há muito que somente rodam para evitar problemas e chegar ao fim do rali, daí os 3m22.0s de atraso, a maior parte acumulados no primeiro dia com problemas com uma transmissão partida
De resto, Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) e Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) rodam muito atrasados o primeiro devido ao toque que deu e o furo que teve de parar para mudar, perdendo quase três minutos e Breen, depois da saída de estrada de ontem está a mais de meia hora da frente.
Fazendo um resumido filme do dia, na PE9, Takamoto Katsuta, que estava a ter um bom desempenho, falhou uma travagem e deu um toque num aterro, a baixa velocidade.
No WRC2, Emil Lindholm tinha uma margem de sete segundos sobre Teemu Suninen, o que chega e sobra para ser campeão.
Na PE10, a mais rápida do rali com uma média de 120,5 km/h, Elfyn Evans bateu Thierry Neuville, que se atrapalhou um pouco com as suas notas colocando a diferença em 6.5s entre ambos, favoráveis ao homem da Toyota. Kalle Rovanperä teve um segundo furo e começou o troço seis minutos mais atrás.
A PE11 Thierry Neuville retirou 2.6 ao avanço de Elfyn Evans, colocando a margem em quatro segundos. No WRC2, Teemu Suninen penalizou 50 segundos e Emil Lindholm aproveitou para retomar a liderança, mais de quarenta segundos à frente de Sami Pajari.
Na PE12, Thierry Neuville teve outra boa atuação, bateu Elfyn Evans por mais de cinco segundos e assumiu a liderança do rali, pela primeira vez.
Uma das duas super especiais do final do dia foi cancelada, e o piloto da Hyundai terminou-a com 2.0s de avanço para o galês. No WRC2, Emil Lindholm manteve a liderança e está em linha com o título. Na derradeira especial do dia, dois Hyundai na frente, Thierry Neuville e Ott Tänak, Elfyn Evans, foi apenas quinto e perdeu mais dois segundos para o belga e está agora quatro segundos atrás dele, no final deste segundo dia de rali.