WRC, Rali do Chile: Quatro equipas em 12,2s…

Por a 28 Setembro 2024 08:19

Ott Tänak ultrapassou Elfyn Evans na última especial do dia de sexta-feira, mas a retificação dos tempos nominais colocou o piloto da Toyota com 3.0s de avanço para o estónio. A Direção de Prova reviu os tempos da PEC1 e isso levou a alterações na classificação, ainda que quatro equipas caibam, para já, em 12.2s.

Elfyn Evans começou o rali em segundo, ascendendo à liderança na PEC3, levando-a até final depois de revistos os tempos. Já para Tanak, foi um dia de fortunas contrastantes para o estónio, que venceu todas as rondas do WRC anteriormente realizadas no Chile. Tänak teve dificuldades durante a manhã, ocupando o quinto lugar à hora do almoço, depois de se ter debatido com a falta de confiança e equilíbrio do seu Hyundai i20 Rally1 durante a primeira passagem pelas três especiais de terra a sul de Concepción. No entanto, as afinações na assistência rejuvenesceram o seu desempenho e ajudaram-no a ultrapassar o rival da Toyota na estrada, quedando-se depois a 3.0s depois da revisão de tempos.

Sébastien Ogier pareceu ser o mais rápido ao longo do primeiro dia. O francês venceu três troços e teria liderado o rali com quase 30 segundos de vantagem se não tivesse batido numa berma na PEC3, obrigando-o a parar e a mudar uma roda.

Thierry Neuville terminou em sexto a 33.3s da frente. O belga teve um arranque mais agressivo no Chile, mas lutou com a confiança na etapa da tarde, admitindo: “Estou um pouco perdido com as sensações, para ser sincero. Não me sinto natural neste momento.” O líder do campeonato, ao abrir a estrada, teve dificuldades com as condições de terra solta, mas ainda assim liderou o seu companheiro de equipa Esapekka Lappi por 5,8 segundos. “Não havia muito mais que eu pudesse fazer”, admitiu Neuville.

O bicampeão mundial Kalle Rovanperä completou os três primeiros, a 6,7 segundos de Evans no seu GR Yaris Rally1, embora também ele tenha manifestado frustrações depois de ter batido num portão na PEC4. “Não me sinto confortável nestas estradas”, explicou Rovanperä. “Quando está seco, não se adequa ao meu estilo de condução habitual. Estou a lutar muito com o carro e com a minha condução.”

De volta ao evento onde se estreou na primeira divisão no ano passado, Grégoire Munster teve o seu melhor desempenho da época, mas os danos nos pneus na última especial fizeram-no cair para quinto, atrás do estreante da Toyota, Sami Pajari. Apenas 1,4 segundos separavam os dois no final do dia, com Pajari a ficar atrás de Rovanperä por apenas 2,2 segundos.

Para os companheiros de equipa M-Sport Ford Puma Rally1 de Munster, foi um dia mais desafiante. Mārtiņš Sesks retirou o seu carro não híbrido durante a manhã, depois de ter batido numa berma e danificado dois pneus, quando tinha apenas uma roda sobresselente.

Adrien Fourmaux caiu de quarto para oitavo depois de incorrer numa penalização de tempo de um minuto por chegar atrasado à PEC5. O atraso deveu-se a reparações feitas na ligação, primeiro no seu alternador e depois num tubo de água.

Esapekka Lappi descreveu o seu desempenho como “um desastre de dia”. Fourmaux levou o seu Puma para casa em oitavo, logo à frente de Ogier, enquanto o líder do WRC2, Nikolay Gryazin, completou o top 10. O sábado será um verdadeiro teste à resistência e à gestão dos pneus, com seis troços que totalizam quase 140 km no itinerário.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
alexname
alexname
1 mês atrás

O JLA está muito pouco há vontade a escrever sobre o WRC. Ou será que o tradutor lhe pregou umas partidas?!

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado