WRC, Rali do Chile: Ott Tanak dominador

Por a 11 Maio 2019 00:28

Ott Tänak (Toyota Yaris WRC) ultrapassou da melhor forma um pequeno erro na fase inicial do rali, construindo depois uma boa vantagem, fruto de uma prestação dominadora, parecendo mesmo estar numa classe à parte face aos seus adversários, incluindo os que consigo lutam pelo campeonato, apesar de à saída de uma pequena ponte de madeira ter deslizado, com o motor do Yaris WRC a ‘apagar-se’ por alguns momentos.

No troço seguinte, Tänak venceu e assumiu a liderança, e de tarde brilhou, estendendo a sua vantagem de um punhado de segundos para quase meio minuto: “Na passagem pela assistência, os engenheiros fizeram um bom trabalho ao afinar o carro. A sensação melhorou e a confiança está lá. Não vai ser fácil, mas vamos tentar manter a concentração e espero que consigamos manter o ritmo,” disse o estónio no fim do dia.

O piloto do Toyota Yaris WRC venceu três dos seis troços cronometrados, nas bonitas especiais deste novo Rali do Chile – que se assemelha em determinadas zonas ao Rali da Grã-Bretanha – construindo uma vantagem de 22.4 segundos face a Sébastien Ogier (Citroën C3 WRC), com o seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala, 6.4 segundos mais atrás em terceiro.

Um dos problemas de que se queixaram os pilotos foi a aderência inconsistente, pois num rali completamente novo ninguém tinha quaisquer referências a esse nível, e todos tiveram que se adaptar à medida que os troços decorriam. A maior parte dos troços são ladeados por enormes árvores, que impediam o sol de penetrar facilmente, levando a que os pisos se mantivessem húmidos ou mesmo molhados em muitas zonas.

Outro ponto muito referido pelos pilotos foram as notas de andamento, pois com duas passagens de reconhecimentos é muito difícil ter confiança, e na verdade foram várias duplas que se queixaram das notas estarem longe de ser precisas. A razão: os reconhecimentos tinham sido realizados com muito nevoeiro.

Sébastien Ogier terminou o dia em segundo, depois de cometer um erro idêntico na primeira especial, mas o francês foi mais rápido a ligar o motor do C3 WRC e a prosseguir, andando bem melhor neste primeiro dia no Chile do que fizera há duas semanas na Argentina. Ainda assim, sem ter qualquer possibilidade de andar ao ritmo de Tanak.

Jari-Matti Latvala (Toyota) teve um dia de altos e baixos. O finlandês partilhou o tempo mais rápido no troço de abertura da prova com o seu companheiro de equipa, Kris Meeke, mas depois cometeu vários pequenos erros, que culminaram com uma paragem do motor no penúltimo troço, num gancho, quando os parciais diziam que era o mais rápido, facto que o deixou totalmente irado consigo próprio.

Já o líder do campeonato, Thierry Neuville terminou o dia em quarto lugar no seu Hyundai i20 coupe WRC, apenas 0.7s atrás de Latvala. O seu impulso matinal foi interrompido quando uma bandeira vermelha, emitida por razões de segurança, parou seu ataque no segundo troço, mas o tempo nominal, manteve-o na luta embora a equipa tenha reclamado para o Diretor de Prova, alegando que o tempo deveria ser novamente revisto ao que lhes foi dito que depois da especial ser repetida o tempo poderia ser revisto, mas a verdade é que sem disputar o troço Neuville perdeu 6.6s para Tanak, na segunda passagem, o belga fez três vezes pior face a Tanak.

O dia de Kris Meeke (Toyota Yaris WRC) piorou muito após um forte troço de abertura. O piloto britânico queixou-se de falta de confiança e caiu para o quinto lugar, 2.2 segundos à frente do nove vezes campeão mundial, Sébastien Loeb (Hyundai i20 WRC). Loeb conseguiu melhorar muito nas segundas passagens pelos troços e subiu para a sexta posição.

Elfyn Evans caiu para o sétimo lugar no seu Ford Fiesta WRC, ainda assim mais de um minuto à frente de Andreas Mikkelsen. O norueguês não teve segurança nos troços mais rápidos e quase capotou o seu i20 WRC no penúltimo troço, mas melhorou um pouco o seu andamento de tarde e com isso superou Teemu Suninen no último troço, sendo que o finlandês tem produzido muito pouco face ao que já fez o ano passado e anda mesmo com falta de confiança. A tabela de classificação dos WRC é completada por Esapekka Lappi, que tem vindo a andar muito pouco. Falta-lhe confiança com o carro, onde ainda não está tão à vontade como estava com o Yaris.

No WRC2 Pro, Kalle Rovanperä (Škoda Fabia R5) lidera com 2.4s de avanço para Mads Østberg (Citroën C3 R5). O jovem finlandês terminou a manhã a 10.9s do seu experiente adversário, mas de tarde atacou forte e venceu dois dos três troços, passando a liderar. Gus Greensmith, ao cabo de dois troços já estava a quase trinta segundos, e no final do dia roda a quase dois minutos do duas da frente.

A ação de hoje, sábado está baseada em território semelhante, ao sul de Concepción, entre o Oceano Pacífico e o rio Biobió. Duas passagens idênticas de três troços marcam o dia, cobrindo uma mistura de estradas florestais e outras de minério, muito abertas.

TEMPOS ONLINE – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado