WRC, Rali do Chile: Luta pelos títulos continua
O Campeonato do Mundo de Ralis está na América do Sul para a 11ª ronda do Campeonato do Mundo de Ralis, o Rali do Chile que se realiza de 26 a 29 de setembro, com as três equipas a visarem um forte resultado nas estradas sul-americanas, enquanto prosseguem as lutas pelos campeonatos.
Depois de um exigente Rali da Acrópole, na Grécia, no início deste mês, onde os desempenhos foram díspares, a Toyota está motivada para recuperar, a Hyundai espera manter o ‘ímpeto’ e a M-Sport-Ford vai continuar à procura dos melhores resultados possíveis.
A Toyota reuniu um forte ‘line-up’ de pilotos para lutar pela vitória no Chile, com Kalle Rovanperä, Elfyn Evans e Sébastien Ogier, todos presentes e nomeados para competir pelos pontos dos construtores. Os campeões do mundo Rovanperä e Ogier venceram três ralis este ano, números que não conseguiram aumentar nas suas mais recentes participações na Finlândia e na Grécia, respetivamente, e Evans está igualmente ansioso por regressar à sua melhor forma, depois de um par de provas infelizes.
A TGR-WRT também conta com a estrela em ascensão, Sami Pajari para uma segunda participação no GR Yaris Rally1 Hybrid no Chile, após a sua impressionante estreia no Rali da Finlândia, onde terminou em quarto e registou a sua primeira vitória num troço. Como parte do compromisso da equipa em desenvolver jovens talentos em diferentes estradas de todo o mundo, o principal objetivo é que Pajari aumente a sua experiência ao mais alto nível nas variadas estradas de terra do Chile.
Duas semanas depois de a equipa ter conseguido um 1-2-3 no Rali da Acrópole, a Hyundai Motorsport procura manter essa forma no Rali do Chile. O fecho do pódio na Grécia permitiu à equipa aumentar a liderança do campeonato de construtores e de pilotos. Com o Rali do Chile a ser outro evento de terra, as duplas estão confiantes neste tipo de terreno. Para a Hyundai o moite é “otimismo e ímpeto, mas também com grande cautela”, disse Cyril Abiteboul, Chefe de Equipa.
A Ott Tänak/Martin Järveoja e Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe juntam-se também Esapekka Lappi e Janne Ferm para o seu primeiro rali desde a ronda caseira na Finlândia. Depois da vitória no Rali da Suécia e o topo da classificação do super domingo na Finlândia, querem melhorar substancialmente o seu melhor lugar no Chile, um 6º posto.
Na M-Sport, Adrien Fourmaux e Grégoire Munster voltam a ter a companhia de Mārtiņš Sesks, que alinhará num terceiro Ford Puma Rally1. A competir numa versão não híbrida do carro, tal como fez na sua estreia na Polónia, Sesks vai desfrutar de mais uma saída com a M-Sport em terra no Chile.
Depois de ter impressionado nas suas estreias na Polónia e na Letónia, tanto com a versão não híbrida como com a versão híbrida (conquistando as suas primeiras vitórias em troços do WRC e lutando pelos lugares do pódio neste último rali, o seu rali caseiro), Sesks ganhou mais uma prova com a equipa.
O Rali do Chile regressou ao calendário do WRC no ano passado, quatro anos após a sua estreia em 2019, com um rali baseado em Concepción, a cerca de 500 quilómetros a sul da capital, Santiago. As estradas de terra nas florestas da região circundante de Biobío combinam secções técnicas e mais rápidas com uma mistura de superfícies lisas e mais abrasivas.
Após o shakedown e a cerimónia de partida em Concepción, na quinta-feira, o rali começa na sexta-feira com um circuito já conhecido de três troços a sudeste, que será repetido após o serviço a meio do dia.
As restantes especiais do rali têm lugar ao longo do rio Biobío, a sul, com vista para o Oceano Pacífico.
O sábado é o dia mais longo, com 139,2 quilómetros de competição em mais duas voltas de três troço, e inclui secções não percorridas anteriormente – tal como no domingo, em que duas especiais serão percorridos duas vezes sem assistência a meio do dia.
Horário/Itinerário
Quinta-feira 26 de setembro, 1ª etapa
Shakedown (Conuco) 6.79 km 12:31
Início – Concepción Bicentenario 23:36
Sexta-feira 27 de setembro, 1ª etapa
PEC1 Pulperia 1 12:35
PEC2 Rere 1 13:30
PEC3 San Rosendo 1 14:21
Reagrupamento – 50 mins 16:21
Assistência flexível A – MDS Hotel Talcahuano – 30 mins 17:11
PEC4 Pulperia 2 18:46
PEC5 Rere 2 19:41
PEC6 San Rosendo 2 20:32
Assistência flexível B – MDS Hotel Talcahuano – 45 mins 22:52
Sábado 28 de setembro, 2ª etapa
PEC7 Pelun 1 13:07
PEC8 Lota 1 14:01
PEC9 Maria las Cruces 1 15:05
Reagrupamento – 37 mins 17:00
Assistência flexível C – MDS Hotel Talcahuano – 30 mins 17:37
PEC10 Pelun 2 19:07
PEC11 Lota 2 20:01
PEC12 Maria las Cruces 2 21:05
Assistência flexível D – MDS Hotel Talcahuano – 45 mins 23:10
Domingo 29 de setembro, 3ª etapa
PEC13 Laraquete 1 12:23
PEC14 Bio Bio 1 13:35
PEC15 Laraquete 2 14:35
Reagrupamento – Arauco – 64 mins 15:25
PEC16 Bio Bio 2[Power Stage] 17:15
Pódio 19:30
Horário de Portugal continental e Madeira
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI