WRC, Rali de Portugal, PEC10: Rovanpera ‘arrasou’ em Santa Quitéria
O troço de Santa Quitéria foi o palco perfeito para Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) darem a sua primeira lição do dia de como se aborda um troço muito sinuoso, que mais parece uma montanha-russa.
Estreito, médio-rápido, perfeito para que, quem arriscasse um pouco mais, tiraria daí partido se tudo corresse bem, e foi o que Rovanpera fez. ‘Deu’ 4.2s a Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) com Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) e Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) a 5.7s. Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) ficaram a 6.2 e desta forma o finlandês da Toyota passou de 1.0s para 6.7s o avanço que tem na liderança do Rali de Portugal.
Takamoto Katsuta caiu para o quarto lugar, com Ogier agora em segundo, a 6.7s, na frente de Tanak, que está a 9.6s da frente.
Neuville passou Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1), que perdeu muito tempo neste troço, 12.4s, e não teve problemas, simplesmente arriscou o mínimo possível e pagou a fatura.
A abrir a estrada, Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) tiveram muitas dificuldades, cederam 11.3s para os seus colegas de equipa.
No WRC2, Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) bateram Gus Greensmith/Jonas Andersson (Skoda Fabia RS Rally2) por 2.0s com Yohan Rossel/Arnaud Dunand (Citroen C3 Rally2) a 2.9s, o que significa que na frente a margem de Solberg para rossel passou para 10.2s.
Greensmith está agora a 15.3s.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
E agora no segundo troço, deu a segunda “lição”. Está fora. Entre os 4 ou 5 primeiros, ninguém da lições a ninguém. Está a andar-se muito depressa, os carros estão equilibrados, todos são grandes pilotos, mas todos podem cometer erros. Deixem os comentários futebolísticos para outras lides.
Hoje, nos primeiros segundos após o capotanço do Rovanpera, o comentador da sportv, sem saber uma palavra de finlandês, apressou-se logo a alvitrar “pareceu-me que aquela nota foi dada fora de tempo…”. Não há noção do ridículo?