WRC: Rali da Suécia arranca amanhã…
Depois de um Monte Carlo a prometer um WRC 2018 pelo menos tão interessante quanto o anterior, pela frente temos o Rali da Suécia, segunda ronda do WRC , que se realiza entre 15 a 18 de fevereiro.
O evento será disputado principalmente na província de Varmland, apesar de algumas passagens pela vizinha Noruega. O rali arranca em Karlstad, mas a maioria da prova disputa-se bem mais a norte, garantindo dessa forma condições mais ‘invernais’.
Estão inscritos quase mais 50% de pilotos que o ano passado. Em 2017, foram 41 as equipas presentes, mas este ano são 67. Estão previstos 15 WRC com as regras de 2017, 12 para as equipas oficiais, e três para Yazeed Al Rajhi, Lorenzo Bertelli (que, entretanto, já confirmou que não vai estar presente) e Henning Solberg.
Arranca o Júnior WRC
Um dos grandes motivos para o crescimento da lista de inscritos são os 14 carros inscritos no Junior World Rally Championship, que compensam os (apenas) dois inscritos no WRC3. Temos também quatro Mitsubishi Mirage R5, carros que correm com as regras do campeonato nacional e não estão elegíveis a conseguir pontos dos campeonatos FIA.
Campeão de WorldRX presente
Este ano, muitos inscritos entre os R5, principalmente privados e com muitos pilotos locais. Johan Kristoffersson, campeão de 2017 do World RX, também vai estar presente, depois de uma inscrição tardia aprovada pela FIA. Kristoffersson vai pilotar um Skoda Fabia R5, que será apoiado pela Even Management. O seu colega na Volkswagen no rallycross, Petter Solberg, também vai participar no evento, mas na categoria de clássicos, com um histórico Escort Mark II.
Toyota bem posicionada
É difícil prever o vencedor, mas a Toyota parece ter alguma vantagem, além de terem ganho em 2017. As regras do campeonato permitem que cada equipa faça um determinado número de testes na Europa, mas podem testar os dias que pretenderem na sua base. A área que a Toyota registou como base é uma área de 50 quilómetros perto da cidade de Jyvaskyla na Finlândia, que, neste momento, tem condições muito similares às que vão ser encontradas na Suécia. Já se passaram 21 anos desde o último sueco a vencer o rali, e não deverá ser ainda este ano que tal acontece, uma vez que Pontus Tidemand, em Fabia R5, é o piloto local de quem se esperam melhores resultados.
Apesar de Monte Carlo ser catalogado, tal como a Suécia, como rali de inverno, a realidade dos dois ralis não poderia ser mais diferente. Monte Carlo é em asfalto e a Suécia em terra. Além disso, têm regras de pneus diferentes. Na Suécia, temos os pneus mais finos do campeonato, o que apesar da neve e gelo, faz com que o Rali da Suécia tenha sido o terceiro mais rápido em 2017 no WRC. Este ano, a especial de Knon não está incluída, depois de, no ano passado, ter sido vencida com uma média de 125 km/h na primeira passagem, nem tendo sido corrida na segunda passagem devido à alta velocidade em que se fez. Esta é uma das poucas diferenças no programa deste ano. Os pregos nos pneus são obrigatórios, o que torna deste rali o mais fácil a este nível do WRC.
Apesar de ainda não se poder confirmar a 100%, é esperado que esta edição seja totalmente nevada. As estradas foram preparadas com este objetivo, mas as temperaturas devem subir na semana do rali.
Martin Holmes
Horário (Hora de Portugal Continental)
Quinta-Feira, 15 de Fevereiro | |||
Shakedown (Skalla) | 7.23 km | 7.23 Km | 07:00:00 |
PE1 | SSS Karlstad 1 | 1.90 km | 19:08:00 |
1ª Etapa, Sexta-Feira, 16 de Fevereiro, | |||
Service A – Torsby – 15 Min | 05:10:00 | ||
PE2 | Hof-Finnskog 1 | 21.26 km | 07:04:00 |
PE3 | Svullrya 1 | 24.88 km | 08:15:00 |
PE4 | Röjden 1 | 19.13 km | 08:59:00 |
Service B – Torsby – 30 Min | 10:28:00 | ||
PE5 | Hof-Finnskog 2 | 21.26 km | 12:37:00 |
PE6 | Svullrya 2 | 24.88 km | 13:48:00 |
PE7 | Röjden 2 | 19.13 km | 14:32:00 |
PE8 | Torsby 1 | 9.50 km | 15:38:00 |
2ª Etapa, Sábado, 17 de Fevereiro | |||
PE9 | Torntorp 1 | 20.00 km | 07:25:00 |
PE10 | Hagfors 1 | 23.56 km | 08:42:00 |
PE11 | Vargåsen 1 | 14.27 km | 09:38:00 |
Service E – Torsby – 30 Min | 10:55:00 | ||
PE12 | Torntorp 2 | 20.00 km | 11:55:00 |
PE13 | Hagfors 2 | 23.56 km | 13:12:00 |
PE14 | Vargåsen 2 | 14.27 km | 14:08:00 |
PE15 | SSS Karstad 2 | 1.90 km | 16:45:00 |
PE16 | Torsby Sprint | 3.13 km | 18:24:00 |
3ª Etapa, Domingo, 18 de Fevereiro | |||
PE17 | Likenäs 1 | 21.19 km | 06:50:00 |
PE18 | Likenãs 2 | 21.19 km | 07:52:00 |
PE19 | Torsby 2 (Power Stage) | 9.50 km | 11:18:00 |
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI