WRC, Rali da Sardenha: Thierry Neuville liderou shakedown
Thierry Neuville foi o homem a bater no shakedown desta manhã de sexta-feira de manhã do Rali de Itália Sardegna, mas o belga sente que as probabilidades estão contra ele antes da sexta ronda da temporada do WRC. Efetivamente, vai-lhe ser bastante mais difícil repetir o feito mais logo, pois tem que abrir a estrada e o tempo está seco, há Sol, e muita estrada para limpar. Em Portugal, sucedeu-lhe o mesmo, mas os troços da Lousã, Góis e Arganil estavam bem melhores do que no ano anterior e a sua missão foi mais fácil. Hoje, vamos ver…
O piloto do Hyundai i20 N Rally1, Neuville, conseguiu passar por entre o pó espesso nos 2,08 km do teste de aquecimento de Ittiri, registando um tempo 0,5 segundos mais rápido do que o rival da Toyota Gazoo Racing, Sébastien Ogier, na sua segunda passagem.
Apesar de liderar o campeonato com 24 pontos à entrada para este rali, o piloto de 35 anos está a tentar gerir as suas expectativas – especialmente para a etapa de abertura desta tarde, onde vai enfrentar o pior das condições de limpeza da superfície, correndo primeiro na estrada: “Para ser honesto, [esta tarde] está a parecer um pouco um desastre”, disse Neuville. “Conhecemos os troços e as estradas aqui à volta, como Turgu e Castelsardo – estão sempre com terra solta. Há sempre muita limpeza nestes sítios, mas sabíamos que ia ser assim. O que é que podemos fazer?”
“Vai ser difícil voltar a fazer isto”, continuou. “Podemos tentar pensar em trabalhar um pouco com os pneus, talvez usar mais alguns tipos [de compostos], mas a estrada é abrasiva e dura por baixo. Não vai ser uma prova fácil para nós”.
Dani Sordo, duas vezes vencedor do Rally Italia Sardegna, completou o pódio do shakedown noutro Hyundai. O espanhol ficou atrás de Ogier por meio segundo, com o seu companheiro de equipa Ott Tänak a apenas dois décimos de segundo.
O quinto lugar foi para o piloto do Toyota GR Yaris Rally1, Takamoto Katsuta, que ficou à frente do jovem Adrien Fourmaux, da M-Sport Ford Puma, por 0,4 segundos. Elfyn Evans, atualmente em segundo lugar nos pontos, foi sétimo.
Josh McErlean foi o mais rápido dos pilotos do WRC2. Ao volante de um Škoda Fabia RS Rally2, o irlandês foi o oitavo classificado no shakedown, à frente de Grégoire Munster e Yohan Rossel.
O rali começa oficialmente esta tarde em Alghero. Um par de troços em terra, cada um deles com duas passagens, elevam o total do dia de abertura para 77,82 km.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI