WRC, Rali da Polónia: Kalle Rovanpera mais perto da vitória…
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) terminam o segundo dia de prova 9.4s na frente de Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid), depois de lhes terem ganho mais 4.2s no derradeiro troço do dia.
A dupla finlandesa, que veio a correr para a Polónia depois do acidente nos reconhecimentos de Sébastien Ogier e Vincent Landais, teve um dia de reconhecimentos de 14 horas, sem que fosse possível que o trabalho ficasse feito na perfeição, teve sempre mais dificuldades nas primeiras passagens pelos troços, naturalmente, mas ainda assim consegue chegar ao final do segundo dia de prova com um avanço que os coloca como grande favoritos a vencer a prova, pois ficam a faltar apenas 63.06 Km de troços.
Mais uma clara demonstração dos motivos pelo qual são bicampeões do Mundo de Ralis: “Tentei dar o meu melhor durante todo o dia. A tarde foi mais agradável. Não fomos suficientemente rápidos no início do rali. O último dia vai ser difícil com as notas”, disse.
Andreas Mikkelsen/Torstein Eriksen (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) terminam o dia em segundo, a 9.4s da frente, depois de terem começado o dia 1.8s na frente dos homens da Toyota. Foi o melhor que conseguiram no primeiro dia do rali, e onde seria mais fácil alcançar um avanço mais significativo face a Rovanpera, mas o facto deste ser o primeiro rali de terra do ano com um Rally1 e também o primeiro rali de terra com um carro da categoria principal desde 2019 é significativo, pois todos sabemos quais são as dificuldades de se lutar contra um sobredotado como Rovanpera. Está a fazer o que pode e uma boa prova: “Fizemos uma boa etapa, eu tentei, o carro estava um pouco solto demais em alguns sítios, talvez tenha tentado demasiado. Mas tinha que tentar”, disse.
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) tiveram o azar do furo na PEC13, antes disso estavam na luta a 0.4s de Rovanpera, mas depois terminaram o dia a 16.1s. Agoroa, provavelmente só é posível tentar ir buscar o segundo lugar, porque o triunfo é bem mais difícil. “O que podemos dizer, estas coisas acontecem (ndr, o furo). Não tínhamos pneu de reserva para o resto da etapa pelo que tentámos o que podíamos. Foi um bom fim de semana até àquele momento”, disse.
Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) mantêm a quarta posição em que começaram o dia, tinham, 22.3s de avanço para Thierry Neuville e neste momento têm 21.3s, pelo que fizeram muito bem o seu trabalho ao impedir que o belga se aproximasse e lhes roubasse a posição, e em condições normais é suficiente para manterem o quarto lugar e se o conseguirem, repetem o quarto posto de Portugal e mantêm-se na senda dos bons resultados, interrompidos na Sardenha: “Não sei se foi a escolha certa de pneus, foi um pouco arriscado, não resultou… mas estamos contentes com os dois dias, bons pontos para já. Está a funcionar bem e estou contente”.
Mārtiņš Sesks/ Renārs Francis (Ford Puma Rally1) continuam a brilhar. É verdade que o piloto conhece melhor este rali do que qualquer outra dupla dos Rally1, mas não conhecia o carro, e o que tem feito, tem sido pouco menos que brilhante. Não nos lembramos no passado recente do WRC outro jovem que se tenha estreado na categoria principal com uma prestação tão positiva, a deixar água na boca. Conseguiu fazer o suficiente para terminar o primeiro dia de prova a 7.7s da frente, e conseguiu chegar ao fim do segundo com Thierry Neuville ainda atrás de si, mesmo que apenas por 0.1s, que podem fazer diferença amanhã com a ordem na estrada. Ainda por cima é muito interessante ouvi-lo no final dos troços, aquele “whaaat?” de ontem quando fez segundo à geral no primeiro troço mostrou o tipo de conteúdo perfeito para as redes sociais de qualquer competição. E como bem sabemos hoje em dia isso também conta.
Vá ver a diferença entre este letão e um ‘certo’ estónio a este nível…
“Não estava satisfeito comigo próprio na primeira parte deste último troço, muitos pequenos erros e pensei que tinha de os melhorar. A última parte foi bastante boa! É tudo o que posso dizer!”
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) bem tentaram mas só conseguiram recuperar uma posição a Grégoire Munster, ainda que amanhã devem conseguir chegar ao quinto posto facilmente. Não quis correr demasiados riscos e fez bem, mas não conseguiu recuperar o que pretendia.
Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid) terminam o dia em sétimo, na frente de Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid), ambos sem quaisquer fogachos, limitaram-se a rodar para chegar sem problemas. Já Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) depois do abandono de ontem, cedo perceberam que o dia de hoje servia-lhes pouco, mas tinham, que o começar. Pararam, regressam amanhã para ir às procura dos pontos de domingo. Ujm rali azarado com o choque com o veado, mas os rlais de vez em quando têm destas surpresas. Pelo menos o acidente não foi grave e podia ter sido.
No WRC2, Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally2) está a controlar a prova, termina o dia com 26.3s de avanço agora para Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Skoda Fabia RS Rally2) que passaram Robert Virves/Aleks Lesk (Skoda Fabia RS Rally2) no último troço do dia, com o estónio agora a 3.1s do sueco.
Josh McErlean/James Fulton (Škoda Fabia RS Rally2) subiram para o quarto posto por troca com Pierre-Louis Loubet/Louis Pascaud (Skoda Fabia Evo Rally2) e partem para o último dia, separados por 0.9s pelo que vai haver luta pela posição amanhã. Nikolay Gryazin/Konstantin Aleksandrov (Citroen C3 Rally2) estão 8.8s mais atrás pelo que não deve conseguir lá chegar.
FOTO @World
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