WRC, Rali da Letónia: o que disseram os pilotos

Por a 22 Julho 2024 13:22

Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1), vencedores

“Foi um fim de semana muito bom para nós e para a equipa. A Letónia é um lugar especial para mim e para a minha carreira e, de certa forma, é quase um rali caseiro, por isso é muito bom ganhar o primeiro rali do WRC aqui. Um grande obrigado à equipa: Penso que fomos muito fortes aqui, talvez mais do que esperávamos. Com o Seb, que terminou em segundo lugar, conquistámos mais alguns pontos muito importantes para a equipa. Obrigado também ao Jonne: Penso que fizemos um bom trabalho durante todo o fim de semana. Vamos desfrutar deste resultado agora e depois aguardamos com expetativa o Rali da Finlândia, que será outro desafio.”

Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid), 2º classificados

“Estou muito satisfeito: um dois primeiros era o objetivo que queríamos alcançar para a equipa este fim de semana. Demos um passo muito positivo para o campeonato de construtores. Infelizmente, hoje estes dois décimos não nos correram bem, um pouco como na Sardenha, mas dei tudo por tudo e não me arrependo. O Kalle esteve intocável este fim de semana, por isso, muito bem para ele. Pela minha parte, diverti-me muito no carro e estou satisfeito com o meu desempenho, porque há quase três anos que não competia neste tipo de rali muito rápido e parece que ainda tenho alguma velocidade.”

Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid), 3º classificados

“Podemos pelo menos dizer que hoje foi um bom dia. No final, o sábado não foi muito mau em termos de ritmo. Conseguimos voltar ao ritmo depois de uma sexta-feira difícil, em que optámos definitivamente pela escolha errada de pneus e tivemos dificuldades com a afinação. Perder os travões na última etapa de sexta-feira significava que não tínhamos uma boa posição de partida no sábado, por isso parecia que as cartas não estavam a nosso favor, mas conseguimos tirar o máximo partido do dia de hoje. Segue-se a Finlândia, um dos meus eventos preferidos – aquelas estradas foram feitas para os ralis. A Toyota vai voltar a ser muito rápida, mas nós vamos dar o nosso melhor – estamos sempre a atacar a fundo.”

Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) 4º classificados

“Penso que foi mais um forte resultado para nós, lutámos com o Elfyn, o Taka e o Ott durante todo o fim de semana. Perdemos um pouco de performance na sexta-feira de manhã, o que talvez também nos tenha afetado no sábado com a nossa posição na estrada. Mas, de um modo geral, podemos estar satisfeitos com o que fizemos. “Mārtiņš mostrou um ritmo muito bom, assim como nós, e mostrámos que o carro é competitivo nestas estradas rápidas. Queria conseguir mais alguns pontos no domingo, mas tivemos alguns problemas com o aero que não nos ajudaram, mas tentámos o nosso melhor e continua a ser uma boa preparação para a Finlândia.”

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid), 5º classificados

“Hoje foi tudo uma questão de tentar obter o máximo de pontos extra possível. No geral, não estava a correr muito mal durante a maior parte do dia, mas ficar aquém por alguns décimos de segundo na Power Stage foi irritante. Pelo menos foi um fim de semana em que ganhámos alguns pontos, o que é melhor do que nada. Queremos sempre fazer melhor, mas foi um fim de semana difícil com a limpeza da estrada e, a partir daí, ficámos sempre um pouco em desvantagem. Agora vamos esperar pelo Rali da Finlândia, que é sempre um evento agradável.”

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota Gr Yaris Rally1 Hybrid) 6º classificados

“Este rali foi difícil até ao fim. As etapas foram muito agradáveis de conduzir e gostei muito da sensação no carro. Mas havia muitas coisas novas e diferentes para gerir e, infelizmente, ontem cometi um erro numa chicane que nos custou muito tempo. Ainda estou desiludido com isso, mas tenho de esquecer o assunto e passar para a próxima corrida. Pelo menos a velocidade e a confiança estavam lá, por isso tem sido uma boa preparação para o Rali da Finlândia e estou ansioso por isso.”

Mārtiņš Sesks/Renārs Francis (Ford Puma Rally1 Hybrid) 7º classificados

“Esta experiência com a M-Sport tem sido fantástica, estava a gostar tanto de estar aqui com a equipa. A equipa tornou-se como uma família agora, estávamos realmente a trabalhar lado a lado para obter o resultado e acho que nos encaixamos bem!”

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai I20 N Rally1 Hybrid) 8º classificados

“Não temos nada a acrescentar, mas quero agradecer à equipa por ter sido resiliente e ter-me apoiado este fim de semana, o que foi muito importante. Vamos continuar a lutar como temos feito desde o início da época. Temos outro rali rápido à porta, na Finlândia, mas não deverá ser tão mau como este fim de semana, uma vez que as etapas repetidas serão uma grande mudança em relação à Letónia. Não vou desistir e vou continuar a lutar, mas oito ralis de gravilha seguidos são um grande desafio e três provas rápidas consecutivas – que não são aquelas em que fui mais forte no passado – só contribuem para isso. “

Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid) 9º classificados

“Não foi a melhor prova para nós, conseguimos mostrar algum ritmo na sexta-feira à tarde, mas a partir daí tornou-se um pouco mais difícil. Queríamos mudar um pouco o set-up para sábado à tarde, mas danifiquei o aero na aterragem de um salto, o que é uma pena.

“No domingo tivemos alguns problemas, que vamos resolver para a próxima prova. Mas foi uma quilometragem muito boa, que esperamos que nos ajude no Rali da Finlândia.”

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) Não terminou

Falha de motor devastadora faz com que os finlandeses percam os pontos provisórios de sábado: “Infelizmente, tivemos uma falha de motor na última especial, mas pelo menos isso acontece agora e não no início do fim de semana. As nossas afinações na sexta-feira estavam completamente erradas nos três carros, mas todos nós estávamos em muito melhor forma ontem, depois de termos feito alterações. Penso que fomos induzidos em erro pela Polónia e pelo meu rali de preparação, que tinha superfícies muito mais arenosas, e seguimos o caminho errado com a afinação. Penso que agora temos uma boa base de partida para a Finlândia e estou ansioso por isso.”

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado