WRC, Rali da Finlândia, PEC2: quatro Toyota na frente, Elfyn Evans líder
Choveu muito na zona do Rali da Finlândia durante a noite, e foi com condições bastante chuvosas e húmidas que arrancou a primeira especial dia com os Toyota a reservarem para si as primeiras quatro posições o que deixa desde já transparecer que os Hyundai podem ter falhado as afinações dos seus carros. Com a chuva não se coloca a limpeza da estrada, até é melhor para quem vai à frente, dependendo se a lama é muita ou nem por isso, pelo que já ficou claro que o Hyundai está mais difícil de guiar nestas condições. Enquanto os quatro Toyota ficaram em 2.5s, com Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) a bater Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) por 0.4s, com Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) a 1.1s da frente e Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 Hybrid) a 2.5s, o melhor Hyundai, o de Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid) cedeu quatro segundos, seguindo-se Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid),
Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1 Hybrid), ficando Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1 Hybrid) a 6.2s do pior Hyundai.
Para Sami Pajari/Enni Mälkönen (Toyota GR Yaris Rally1 Hybrid) é um começo complicado,já seria em seco, quanto mais na chuva. Cederam 17.8s ainda assim melhor que Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 Hybrid), que perderam 20.3s.
Pajari cometeu dois erros no último terço do percurso, e num deles o Yaris bateu num barranco do lado de fora com o carro a ficar já um pouco danificado na traseira.
Neuville revelou no final que teve vários ‘momentos’ ” por causa da aderência, Tanak diz que é como se guiasse no asfalto molhado “incrivelmente difícil”, Evans diz que tem zonas com e sem aderência, Ogier confirma que a aderência é muito fraca e é difícil encontrar ritmo. Fourmaux perdeu a confiança: “a aderência é muito inconsistente. É fácil perder a confiança nessas condições.”
Katsuta diz que guiou mal: “Foi uma merda mesmo, não estou feliz” e Lappi “o comportamento do carro foi muito bom, às vezes, quando a aderência mudava, era muito imprevisível. Foi difícil estar confiante”.
No WRC2, Robert Virves/Aleks Lesk (Skoda Fabia RS Rally2) foi o mais rápido 0.2s na frente de Jari-Matti Latvala/Juho Hanninen (Toyota GR Yaris Rally2) com Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Škoda Fabia RS Rally2), em terceiro a 0.4s da frente.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI