WRC, Rali da Finlândia: 5 vencedores diferentes em 6 anos

Por a 31 Julho 2019 11:06

Depois de um longo interregno para férias, o Mundial de Ralis prossegue na Finlândia, a primeira das restantes seis provas da época que terão lugar nas próximas quinze semanas em três continentes. Começa com o tradicional e muito rápido Rali da Finlândia (1-4 de agosto), um evento baseado, como de costume, na cidade finlandesa de Jyvaskyla.

Em termos desportivos, Ott Tänak chega à Finlândia na liderança do campeonato com 150 pontos, mais quatro que Sébastien Ogier, que soma 146. Thierry Neuville tem menos três que o francês, 143, e é este o trio que luta pelo título deste ano. Sete pontos entre primeiro e terceiro são irrisórios quando faltam seis provas para o fim do campeonato.

A luta do ‘segundo pelotão’ também está interessante, com Elfyn Evans (que não corre na Finlândia) com 78 pontos, mais 16 que Teemu Suninen (62). Kris Meeke soma 60 e Andreas Mikkelsen, 56.

Espera-se que o vencedor saia do trio da frente, mas nesta prova, muito específica, talvez Teemun Suninen e especialmente Jari-Matti Latvala se destaquem, e podem mesmo vencer. Um pouco mais atrás dessa luta pode estar Kris Meeke, e eventualmente Andreas Mikkelsen e Esapekka Lappi, que já aqui venceu com a Toyota.

Se olharmos para o palmarés dos últimos seis anos, temos cinco pilotos e três carros diferentes a vencer:

2013: Ogier, Sebastien (Volkswagen Polo R WRC)

2014: Latvala, Jari-Matti (Volkswagen Polo R WRC)

2015: Latvala, Jari-Matti (Volkswagen Polo R WRC)

2016: Meeke, Kris (Citroen DS3 WRC)

2017: Lappi, Esapekka (Toyota Yaris WRC)

2018: Tanak, Ott (Toyota Yaris WRC)

O percurso deste ano será muito parecido com o do ano passado, apenas tendo sofrido pequenas alterações em alguns troços, mas era suposto haver duas grandes mudanças de pilotos.

Três novos pilotos estavam previstos fazer a sua primeira participação no campeonato do mundo num WRC este ano, nomeadamente Craig Breen (i20 Coupe #42), Haydon Paddon (Fiesta #20) e o privado Jouni Virtanen que conduz um Fiesta da equipa JanPro de Janne Tuohino. Contudo, como se sabe, Paddon já não vai participar em virtude do acidente que sofreu nos testes (ler em separado).

Este será o primeiro rali de Craig Breen sem ser num Citroen, desde 2015. Cerca de metade das inscrições no evento WRC são para Ford Fiesta, entre elas três novas versões de carros Fiesta R5 e cerca de 27 inscrições R5. Há catorze inscritos no Junior ERC, incluindo Sarmi Pajari, que é o vencedor de 2019 do prémio “Flying Finn Future Star”.

A principal celebração pré-evento é esperada na Toyota, que comemora a 100ª prova de Kris Meeke no WRC. Tanto Meeke quanto Jari-Matti Latvala competiram neste rali pela primeira vez em 2003, há 16 anos, e estão entre os cinco pilotos diferentes inscritos que venceram este evento no passado, Latvala três vezes. Esta será a 17ª participação de Latvala no seu evento do WRC.

Em condições meteorológicas que contemplem piso seco, o Rali da Finlândia é um dos eventos menos críticos para as escolhas de pneus devido à tradicional baixa taxa de desgaste de pneus. Pneus médios são a escolha preferida com apenas condições de calor – muito raras – que favorecem a opção pelos pneus duros.

As últimas notícias, para além da ausência de Hayden Paddon, é a troca tardia de Elfyn Evans por Gus Greesmith, já que o galês lesionou-se nas costas no Rali da Estónia, depois duma aterragem violenta. Nenhum piloto substituirá Greensmith no WRC2 Pro.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado