WRC/Rali da Europa Central: 2º triunfo do ano para Thierry Neuville e Hyundai, Kalle Rovanpera bicampeão do mundo

Por a 29 Outubro 2023 12:22

Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) confirmaram o triunfo no Rali da Europa Central, o seu segundo do ano para si e para a Hyundai: “Em primeiro lugar, é realmente um alívio chegar ao fim, mas penso que, no geral, fiz um trabalho muito bom, com uma boa consistência, que basicamente compensou. Só posso dizer obrigado à equipa, foi um esforço de equipa este fim de semana e conseguimos. Agora posso esperar pela último rali do ano, onde nos vamos concentrar em mais uma vitória.”

Segundo lugar para Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) que com este resultado asseguram matematicamente o segundo título Mundial de Ralis, um enorme feito para o jovem finlandês que voltou a ser o mais forte numa época em que teve um pouco mais de dificuldades que em 2022, mas nunca deixando a dúvida sobre quem seria o campeão, com maior ou menores dificuldades. Iguala nomes míticos como Miki Biasion, Marcus Gronholm, Walter Rohrl e Carlos Sainz, uma boa forma de enquadrar melhor o feito do jovem piloto: “Estou a sentir-me muito bem! Penso que este ano é, para mim, mais importante do que o ano passado. A competição foi mais renhida, fizemos um bom trabalho. Agradeço muito ao Jonne, ele é o melhor copiloto do mundo e a equipa também é a melhor. É bom – não posso dizer muito mais. Vou gostar mais deste do que do primeiro”.

Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) terminou no pódio um rali extremamente apagado, em que cedo começou a andar para trás, terminando a quase dois minutos da frente. “Um pódio é sempre bem-vindo. Tem sido duro e agora, foi difícil manter o ritmo com tantos cruzamentos, mas tentámos mantermo-nos seguros. Conseguimos, e isso é ótimo para todos na equipa.”

Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR Yaris Rally1) foram quartos, outro rali muito apagado, com o francês a depressa ficar longe da frente, devido a um furo, assumindo depois que não teve motivação para fazer mais e melhor. Uma das suas piores provas de ralis em muito tempo: “O primeiro dia foi um desastre para nós e, depois disso, fizemos um rali normal. Não havia muito que pudéssemos fazer com a nossa posição de partida neste fim de semana, mas era possível fazer um pouco melhor do que isso. Agora estamos ansiosos pelo Japão e por tentar terminar a época em alta.”

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) terminam na quinta posição, fizeram um rali regular, sem grandes erros muito menos grandes feitos, e o que lhes interessa verdadeiramente é estar bem na última prova do ano, em ‘casa’ no Japão: “Tivemos um bom fim de semana, mas há muitas coisas que precisam de ser melhoradas. Foi muito difícil encontrar um equilíbrio para este tipo diferente de condições. De certeza que o próximo rali é no meu país natal, por isso preciso de dar um grande ’empurrão’.”

Temmu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1) foram sextos, num rali regular, pois nunca tinha feito qualquer prova de asfalto com o Hyundai Rally1 muito menos com os pisos tão difíceis: “Foi muito complicado, foi a primeira vez em alcatrão e foi preciso aprender muito. Senti que o rali estava a mudar todos os dias e que tinha de me adaptar, e a este nível temos de nos adaptar desde o primeiro quilómetro. Um grande obrigado à equipa”.

Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1) esteve bem dentro do contexto, foram sétimos e fizeram várias vezes tempos muito interessantes no seu piso de eleição, o asfalto: “Estou muito contente. Quero agradecer ao Jourdan [Serderidis] e à M-Sport pela oportunidade que nos deram. Tentamos agarrar a oportunidade com as duas mãos, apenas desfrutamos de cada quilómetro.”

Pierre-Louis Loubet/Benjamin Veillas (Ford Puma Rally1) terminam a sua época com um top 10, depois de muitos problemas no carro no último dia: Vamos ficar mais com os aspectos positivos. Fiquei desiludido com isto [o problema mecânico que teve no carro, transmissão]. Não tivemos muita sorte este ano. Obrigado a toda a gente na M-Sport, eles esforçaram-se muito. Infelizmente, não fizemos uma boa época, mas espero que continuemos a trabalhar juntos em Monte com uma nova e fresca mentalidade.”

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) lutou até ao seu despiste, era terceiro, 13.3s atrás de neuville e a 24.2s de Rovanpera, mas com esse acidente perdeu todas as esperanças de adiar o desfecho do título: “Há que tentar. Para sermos justos, o Kalle estava muito, muito forte na sexta-feira e nós não tínhamos o ritmo para o acompanhar. Era muito importante mantermo-nos à frente do Thierry – desta vez não resultou, é assim que as coisas são. Desejo-lhes o melhor, fizeram uma época incrível. Parabéns a eles”.

Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1) despistou-se no primeiro dia, o que lhe sucede pelo segundo rali consecutivo. A velocidade está lá, mas não tem sido bafejado pela sorte, quase sempre por sua culpa. Era 3º quando se despistou na PE5.

Classificação

1 Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) 2h52m39.9s

2 Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +57.6s

3 Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1 HYBRID) +1m52.8s

4 Sébastien Ogier/Vincent Landais (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m08.6s

5 Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +2m48.3s

6 Teemu Suninen/Mikko Markkula (Hyundai i20 N Rally1 HYBRID) +3m06.3s

7 Grégoire Munster/Louis Louka (Ford Puma Rally1 HYBRID) +4m22.3s

8 Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Fiesta Rally2) +11m35.8s

9 Nicolas Ciamin/Yannick Roche (Škoda Fabia RS Rally2) +11m53.1s

10 Pierre-Louis Loubet/Benjamin Veillas (Ford Puma Rally1 HYBRID) +12m04.3s

31 Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR YARIS Rally1 HYBRID) +39m58.2s

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
driver-on-track
driver-on-track
1 ano atrás

mais um para a Toyota pilotos e equipa… que melão para os predestinados da Hyundai….

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado