WRC, Rali da Estónia: Troca de líder, Kalle Rovanpera termina dia na frente
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) são os novos líderes do Rali da Estónia, depois de baterem Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1), por 22.6s neste troço, devido a uma saída de estrada destes logo no início do troço, convertendo por isso uma desvantagem de 10.9s num avanço de 11.7s.
Elfyn Evans tinha dominado por completo a manhã do rali, vencendo todos os troços, triunfando também no primeiro da tarde, mas a partir daí a chuva ajudou Rovanpera a recuperar pois mudou a equação o facto do finlandês ser o primeiro na estrada, o que à chuva é vantajoso e foi isso que sucedeu, pois à medida que a chuva se intensificou de tarde, as condições passar a jogar a favor de Rovanpera, que não as desaproveitou.
O que não se esperava deste filme era que num troço de apenas 6.70 Km tanta coisa sucedesse.
Rovanperä era o primeiro na estrada e apanhou um pouco menos chuva do que quem veio a seguir e isso permitiu-lhe bater largamente toda a concorrência.
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) que vinham logo a seguir perderam 14.2s, Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) foram terceiros na especial a 19.9s, e estas duas duplas foram as que ficaram mais perto.
Para piorar ainda mais as coisas, Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) viram soltar-se um tubo de chaufagem, teve de ser o navegador, com os pés, a tentar manter o tubo minimamente no sítio, mas as dificuldades de Tanak foram evidentes, ainda fizeram uma excursão pela relva. Perderam 23.4s e estão agora na mesma terceira posição mas a 44.3s dos novos líderes. Prova quase para esquecer de Tanak em casa. Até foi penalizado em 10s por se ter esquecido de rodar em modo elétrico numa zona obrigatória.
Este pode ter sido o momento chave do rali, pois se num dia que se antevia difícil para ele, Kalle Rovanpera termina-o com 11.7s de avanço para Elfyn Evans e 44.3d para Ott Tanak, diz muito do que pode ser o rali daqui para a frente. É óbvio que não está resolvido, ao fim ao cabo é apenas o primeiro dia de prova, mas que Rovanpera é agora bem mais favorito que era à partida, isso ninguém duvide.
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) termina o primeiro dia de prova a 1m05.9s da frente,
Thierry Neuville termina o dia em quinto a 7.0s de Lappi, numa boa luta que se desenha daqui para a frente. De qualquer forma, passou o dia na ‘luta’ com as afinações do carro, queixando-se quase sempre de falta de confiança no seu Hyundai, pelo que não sabemos se isso muda para amanhã. Se não mudar, tem poucas hipóteses de bater Lappi, em condições normais.
O dia foi simpático para Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) que sem grandes feitos ou erros, terminaram em sexto, aproveitando as ‘crises’ de várias duplas à sua volta. Têm 2.8s de avanço para Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) que está a fazer um rali muito abaixo das suas possibilidades, mas a verdade é que o capotanço no shakedown, aliado ao facto de nunca ter terminado esta prova, tirou-lhe confiança e isso levou a que tivesse encarado o dia com muita calma, certificando-se que o terminava. Está em sétimo, a mais de dois minutos da frente, algo que já se vê pouco do seu lado o que significa que está a evoluir bem. Esta prova, para já está a ser a exceção.
Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) está a ter um rali difícil, mas por sua culpa e não do carro. Ainda por cima entrou em aquaplaning no último troço, saindo ligeiramente de estrada, mas ainda assim não perdeu demasiado nem danificou o carro.
Depois de uma boa parte do dia a fazer uma boa exibição, Pierre Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) foram apanhados pela chuva e lama, saíram de estrada no último troço e caíram do bom sexto lugar em que estava para nono, pois o público teve que ajudar o carro capotado de lado em cima das quatro rodas para os franceses prosseguirem.
Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) tiveram um dia desastroso, cheio de pequenos problemas, saídas, toques, piões, furos, Por fim, ficou sem direção assistida depois de um toque, chegando com grande dificuldade ao fim do dia, mas com imensa perda de tempo.
Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) desistiu ainda de manhã, quando era terceiro da geral, depois duma saída de estrada em que danificou a suspensão dianteira esquerda e a direção do seu carro.