WRC, Rali da Estónia, PE3: Elfyn Evans lidera na frente dos favoritos
Esperava-se Tanak ou Rovanpera mas são Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) os líderes do Rali da Estónia ao cabo da PE3, a meio da manhã, com a dupla da Toyota a vencer os dois troços e a construir uma vantagem de 5.3s. Evans revelou estar “um pouco mais confortável agora”, depois de na primeira especial “não tive uma sensação agradável, um bom ritmo, mas ainda não totalmente relaxado”.
Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) são segundos a 5.3s, mostrando-se contente com o carro: “O carro está bastante bem. No final do primeiro troço, faltou um pouco de potência, talvez a grelha da frente tenha ficado bloqueada.”
A abrir a estrada, Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) são terceiros a 12.6s, uma diferença já significativa: “Tivemos sorte, batemos numa pedra com bastante força no primeiro troço”, ficando com danos evidentes na sua roda traseira direita. Na especial seguinte, teve muita terra para limpar: “A aderência foi muito pior do que eu estava a pensar, o troço secou muito rapidamente pelo que tive mais para limpar, por isso penso que vamos perder muito tempo”. Veremos como se desenrola à medida que o dia continua para o líder do campeonato Kalle.
Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) são quartos a 14.2s: “Não estava suficientemente empenhado no primeiro, andei demasiado de lado quando tentava ser agressivo”.
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) são quintos a 22.1s: ”Estou a guiar bastante limpo com uma boa velocidade e penso que essa é a melhor abordagem para nós, neste momento. Kalle e Ott são realmente rápidos e espero que possamos estar na luta com o Craig”, disse.
Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota GR Yaris Rally1) são sextos já a 29.8s: “Não consigo explicar. Estou a perder completamente o ponto de travagem, a superfície está OK, mas há algo estranho com as pastilhas. Sinto que não ‘mordem’ quando carrego no pedal, e isso tira-me a confiança. No troço seguinte ficou ainda pior. Não tenho a certeza do que está errado, mas tenho a sensação de que precisamos de mudar os travões na assistência”.
Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) são sétimos a 46.5s da frente. É o seu primeiro Rali da Estónia num carro de topo pelo que convém garantir que faz a prova toda: “A aderência é realmente desafiante, mas eu gostei dos troços, é uma experiência de aprendizagem este fim-de-semana”, disse Adrien Fourmaux.
Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) são oitavos a 46.5s: “Foi muito difícil estes troços, Nunca os tinha feito antes e foi muito difícil de ter confiança nas notas”, disse Solberg, numa rali em que é a primeira vez que corre com um Rally1 (ou WRC) no Rally da Estónia.
Pierre Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) são nonos a 46.8s, depois de um ligeiro toque onde perdeu mais tempo que o ‘habitual’: “Eu tentei agarrar o carro, mas ele não veio”, disse Loubet mostrando alguns danos na frente à esquerda no final do troço.
Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) estão logo atrás a mais um décimo: “Não foram bons troços, nunca encontrei um bom ritmo e os meus pontos de travagem não estão no sítio certo. Não foi um bom começo. O carro está a funcionar muito bem mas eu não, estou a lutar para encontrar o ritmo e confiança”
Depois do acidente no shakedown e pelo facto de nunca ter terminado esta prova, Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) “fui demasiado cuidadoso. Assim que tivermos uma boa sensação, posso andar mais depressa”, disse.
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