WRC, Rali da Catalunha, PE8: Sébastien Ogier termina dia na frente
Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) terminam o primeiro dia do Rali da Catalunha na frente, venceram a derradeira especial do dia, e alegraram para 4.8s a vantagem para os segundos classificados, Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1). Depois de terminarem a manhã na frente do rali, Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) andaram um pouco para trás durante a tarde, perderam a liderança logo no primeiro troço da tarde e mais uma posição logo no troço seguinte, foram acumulando atraso tanto para Ogier como para Rovanpera e terminam o dia a 12.5s.
Não é irrecuperável, mas está a ficar mais difícil, sendo que amanhã é um dia absolutamente decisivo.
Algo semelhante se passou com Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1), que para piorar voltaram a ficar sem sistema híbrido, com a consequente menor potência, o que num rali de asfalto faz bem mais falta. O estónio bem tenta, mas depois de ter terminado a manhã a 6.0s do seu colega de equipa, está agora a 7.5s de Neuville e a 20.0s de Ogier, líder da prova.
Dani Sordo/Candido Carrera (Hyundai i20 N Rally1) passaram Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) na especial anterior, depois do piloto da Toyota ter furado uma roda do seu Yaris, com o espanhol 10.3s na frente do galês, mas a 50.0s do líder, não tendo conseguido o objetivo que tinha no final da manhã, aproximar-se da frente. Pelo contrário, a diferença, dobrou…
Com o furo no Yaris de Evans, e também no de Takamoto Katsuta, Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) está mais perto do piloto galês da Toyota, a 2.5s, e agora na frente do japonês, mas não devido a andamento, mas sim por causa dos 38.5s que Evans perdeu nesse troço, e também Katsuta, 42.3s. Assim Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) são agora oitavos a 24.9s de Breen.
Adrien Fourmaux/Alex Coria (Ford Puma Rally1), Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) e Pierre Loubet/Vincent Landais (Ford Puma Rally1) completam a lista de RC1, com o francês a terminar bem o dia, com um terceiro tempo, melhor que qualquer outros dos Ford da equipa oficial.
Mais info quando possível.