WRC, Rali da Catalunha: Ott Tanak Campeão do Mundo
Com o segundo lugar no Rali da Catalunha, Ott Tänak tornou-se no 18º Campeão da história de 46 anos do WRC. O piloto estónio só precisava do terceiro lugar e de ficar logo atrás de Thieery Neuville na PowerStage, mas fez melhor, venceu a derradeira especial, bateu Dani Sordo na luta pelo segundo lugar, relegando o espanhol para terceiro, por 0.4s e tornou-se no primeiro piloto estónio a alcançar o feito, primeiro de um país do Báltico. Está garantido o título Mundial de Ralis para Ott Tanak. Fez-se história no Rali da Catalunha.
Desde que Petter Solberg foi Campeão em 2003, que um piloto chama Sébastien era Campeão (Loeb, 2003-2012; Ogier, 2013-2018) num reinado francês que termina agora.
Para a Toyota é o seu quinto título Mundial de Pilotos, depois de
Carlos Sainz em 1990 e 1992, Juha Kankkunen em 1993 e Didier Auriol em 1994.
A Estónia torna-se na nona nação a ter um piloto Campeão, depois da França, 16; Finlândia, 13; Alemanha, 2; Itália, 2; Espanha, 2; Suécia, 2; Gra-Bretanha, 2 e Noruega, 1.
Depois de 9 títulos de Sébastien Loeb; Sébastien Ogier, 6; Juha Kankkunen, 4; Tommi Makinen, 4; Miki Biasion, 2; Marcus Gronholm, 2; Walter Rohrl, 2; Carlos Sainz, 2; Didier Auriol, Stig Blomqvist, Richard Burns, Colin McRae, Hannu Mikkola, Timo Salonen, Petter Solberg, Ari Vatanen e Bjorn Waldegard, agora é a vez de Ott Tanak fazer história, somando o seu primeiro título, tantos quantos estes nove nomes.
Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai I20 Coupe WRC) venceu o rali, mas de nada lhe serviu. Fez o que se lhe exigia, nada mais podia fazer face à margem que trazia para Ott Tanak, que na Grã-Bretanha deixou claro que iria ser o Campeão deste ano.
Bom rali de Dani Sordo/Carlos Del Barrio (Hyundai I20 Coupe WRC), relegado para terceiro no último troço, numa prova em que ajudou muito a Hyundai a ser campeã, algo que ainda não está garantido.
Bom quarto lugar de Sébastien Loeb/Daniel Elena (Hyundai I20 Coupe WRC), que não conseguiu manter-se no pódio na frente de Tanak, mas ainda assim fez uma boa prova para quem não competia há cinco meses.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI