WRC, Rali da Catalunha: Dani Sordo termina segundo dia com liderança confortável sobre Sébastien Ogier
Dani Sordo é o novo líder do Rali da Catalunha, capitalizando nos problemas dos rivais e no facto de partir mais atrás para assumir o comando do seu rali ‘caseiro’. O piloto espanhol vai assim dormir com o conforto de saber que os próximos dois dias da competição decorrem exclusivamente no seu piso favorito de asfalto, sendo certo que estes 17s de vantagem poderão ser muito vantajosos na hora de lutar taco-a-taco com Sébastien Ogier, segundo classificado, e também ele um especialista de asfalto (e de todos os outros pisos, na verdade).
Atrás de ambos está Andreas Mikkelsen, a distantes 35,1s, sendo que Thierry Neuville, de terceiro da geral, caiu para quinto e entretanto recuperou ao quarto posto, a 46,3s do colega de equipa da Hyundai. A fechar o top 5 está Hayden Paddon, a 47,5s.
Nesta segunda passagem por Terra Alta, o maior troço do rali, com 38,95 km, Kris Meeke, que até aqui tinha tido um rali para esquecer, acabou por ser o mais rápido, terminando a classificativa com um tempo de 24m50.1s – menos 1,7s do que Sordo e 5,2s perante Ogier.
“Ok, esta manhã não tive um grande início, mas isso deveu-se muito às condições atmosféricas e do terreno. Nestas etapas de terra nunca tenho um bom ritmo e agora sinto que fiz progressos. Posso ir para casa satisfeito com o que fizemos esta tarde. Hey, nem todos os dias podem ser positivos”, revelou o vencedor dos ralis de Portugal e da Finlândia Kris Meeke.
“O dia foi realmente um sonho para mim. Tenho de agradecer a equipa, que fez um trabalho fantástico com o carro. Amanhã precisamos de continuar, ver o que podemos fazer. Ok, ainda faltam dois dias, mas hoje – foi incrível!”, explicou Dani Sordo.
“O início do troço ainda estava um pouco molhado. Tentei tudo e não havia muito mais que pudesse fazer”, revelou Sébastien Ogier.
Resumo da manhã:
PEC 2
Depois de Ott Tanak ter sido o primeiro líder do Rali da Catalunha ao vencer a super especial de Barcelona, na frente de… Lorenzo Bertelli, na primeira especial de hoje, Caseres 1, com uma extensão de 12,5 km em piso de terra, os Hyundai dominaram, com Thierry Neuville a ser o mais rápido, batendo o seu colega de equipa Hayden Paddon por 1,6s.
Sébastien Ogier foi terceiro, a 2,5s, com Dani Sordo logo atrás, a 4,2s. Ogier revelou que o troço estava escorregadio e tinha alguma água, pois estava a chover imenso na zona onde se realiza a prova. Pior ainda está Paddon, que se queixou de um problema com o motor do Hyndai, embora isso não o tenha impedido de fazer um bom tempo: “Perdi o anti-Lag, e estamos com menos potência e resposta do acelerador”, disse. Num dia sem assistência a meio, pode ser complicado para o piloto neozelandês. Mads Ostberg perdeu 16,2sec para Neuville, queixando-se também da muita chuva: “Os limpa para brisas não conseguiam ‘acompanhar’ a chuva que caía”.
O caso mais problemático foi o de Kris Meeke, que perdeu 40.9s, já que capotou: “Foi numa curva de quarta velocidade, estava no meio da curva e o carro mergulhou e capotámos. A chuva tapou os buracos e tornou muito difícil a pilotagem”, disse. Com estes resultados, Neuville liderava agora o Rali da Catalunha com 0.3s de avanço para Ogier, com Hayden Paddon a 2.3s. Dani Sordo era quarto a 5.6s, seguindo-se mais dois homens da VW, com Mikkelsen na frente de Latvala.
PEC 3
Após um início de prova para esquecer, Jari-Matti Latvala venceu a terceira classificativa do Rali da Catalunha, sendo 1s mais rápido do que Sébastien Ogier na primeira passagem por Bot, um troço composto por apenas 6,5 km. Neuville ficou a 1,4s do finlandês no terceiro posto e perdia com isso a liderança de um rali extremamente disputado, já que na geral estava a apenas 0,1s do tricampeão do mundo, que procura nesta prova revalidar o título mundial (precisa de apenas 16 pontos para consegui-lo).
Hayden Paddon, quarto na especial, a 2,4s, era o terceiro da geral, a 3,4s do comando.
“Uma boa classificativa. Não tão escorregadia como a primeira e com uma aderência bem mais consistente. Mais do mesmo no próximo troço seria bom”, disse Latvala.
Já Meeke dizia não estar a aprender nada: “Uma especial terrível. Mais e mais escorregadia. A chuva forte entupiu a estrada e estávamos em aquaplanagem em todo o lado. Vim cá para aprender os troços mas de momento não estou a aprender nada”.
PEC4
Manhã animada no Rali da Catalunha, com os quatro primeiros separados por 10,2s, e Jari-Matti Latvala a recuperar terreno depois de um primeiro troço para esquecer na noite de quinta-feira. Na primeira passagem pelos 38,95 km de Terra Alta, a classificativa de maior quilometragem não só deste segundo dia da competição, mas de todo o rali, Latvala retirou 3,9s a Sébastien Ogier e 6,1s a Dani Sordo.
“O início foi um pouco difícil, com muita água no caminho, mas no asfalto foi fantástico e depois comecei a ter mais aderência. Senti-me muito confortável”, referiu o finlandês à chegada. Ogier também se queixou da água: “Foi um bom tempo porque este troço foi difícil. Havia muita água no piso que tornou a minha vida muito complicada”
Com este resultado, Ogier é agora mais líder, prolongando a vantagem que o separava de Thierry Neuville, que venceu a PEC2, por 4,4s, mas viu o colega de equipa finlandês recuperar até ao terceiro posto da geral, a 5,7s do seu comando.
Já Kris Meeke continua ‘amuado’ com a sua má sorte, nomeadamente a chuva que se faz sentir e que dificulta os pilotos que partem mais atrás. “O carro está bem, não há drama, mas é impossível fazer alguma coisa nestas condições. Estamos apenas a procurar sobreviver. Quanto mais atrás estás, pior se tornam as marcas no chão”, disse o britânico, depois de ter perdido 29,2s para Latvala.
PEC5 e 6
Realizadas que estavam seis especiais do Rali da Catalunha, há novo líder, Dani Sordo que venceu os dois troços e está agora na frente da prova com 11.8s de avanço para Sébastien Ogier. O piloto francês está a sofrer imenso com as condições, enquanto no pólo oposto, o espanhol está muito contente com a afinação do seu Hyundai i20 WRC e isso refletiu-se de imediato nos tempos conseguidos. Isso e o facto da sua ordem na estrada lhe permitir um andamento que quem anda mais à frente não pode…
Na quinta especial, os pilotos da frente perderam imenso tempo, Ogier 16.3s, Neuville, 18.1s, isto apenas em 12.50 Km, com Sordo, Abbring e Ostberg na frente da especial. Como se percebe pelos nomes dos intervenientes, algo de anormal se passou. E foram as condições entre o momento de uns e outros passarem que determinou boa parte das diferenças.
Logo nesta especial, Sordo passou para a comando do rali, Neuville também perdeu posições para Paddon e Mikkelsen, e no troço seguinte, o sexto, com apenas 6.5 Km, já trouxe menos alterações, mas ainda assim, permitiu a Sordo ganhar mais 5.7s a Ogier, facto que lhe permite liderar agora a prova com 11.8s de avanço. Assim sendo, o rali levou uma pequena volta, pois se à entrada do quinto troço, os quatro primeiros estavam separados por 10.2s, agora os cinco primeiros estão separados por 20.1s, sendo que entre o segundo e o quinto distam apenas oito segundos. Basicamente, Dani Sordo foi o grande protagonista destes dois troços…
LATVALA DE FORA, NEUVILLE COM PROBLEMAS
A PEC5 do Rali da Catalunha, a segunda passagem pelos 12,5 km de Caseres, foi madrasta para Jari-Matti Latvala e Thierry Neuville, com o primeiro a ficar parado ao fim de 6 km com uma suspensão danificada, revelou depois a Volkswagen. Já Neuville fez um pião num gancho à direita, lento, mas apertado, acabando por deixar o motor ir abaixo e perdendo muito tempo para conseguir continuar em prova. Quando finalmente o conseguiu, o seu i20 WRC estava com mau aspeto, acusando a falta do para-choques dianteiro e muitas amolgadelas no capot.
Enquanto Neuville perdeu 18,1s, caindo do segundo para o quinto posto da geral, Latvala viu a sua recuperação interrompida (ele que ocupava antes da PEC5 o terceiro lugar e vinha se aproximando do líder Ogier), sendo forçado a reiniciar a prova amanhã em Rally 2.
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