WRC, Rali da Alemanha: Ogier aproxima-se ou Neuville foge?
Prossegue na Alemanha o Mundial de Ralis de 2018, o segundo de apenas dois ralis de asfalto na competição. Mais uma vez, os troços dividem-se em três estilos de terreno diferentes, os vinhedos no vale do Mosel, os campos de treino militar de Baumholder e as estradas públicas no norte de Saarland. O rali é novamente baseado no parque de serviço de Bostalsee, embora a cerimónia de partida e chegada ou a superspecial se realizem a quarenta quilómetros de distância, em St Wendel.
Este evento, tradicionalmente considerado como o mais central dos eventos europeus do WRC, é uma grande atração para os espetadores na região, com troços selecionados, com fáceis acessos. O desafio especial da região em que é realizada a maior parte do rali é a sua bem conhecida peculiaridades climática no verão, em que tempestades repentinas podem ocorrer sem aviso prévio, dificultando muito a tarefa de selecionar corretamente os pneus. Este rali permite o uso de equipas de batedores para os concorrentes de Prioridade 1, mas as principais ‘habilidades de previsão’ ficam com os meteorologistas ligados a cada equipa.
65 equipas (incluindo 19 na WRC2) constam da lista de inscritos, incluindo dois WRC privados, um Ford para Jourdan Serderidis, naquele que é o seu primeiro rali num World Rally Car de 2017, e um Citroën DS3 WRC para Marijan Griebel, que realiza o seu primeiro rali com um World Rally Car.
Entre os 27 carros inscritos nos R5 estão Skoda oficiais para Jan Kopecky e Kalle Rovanpera, enquanto o outro piloto oficial da Skoda, Ole Christian Veiby, participa extra campeonato. O piloto ocasional da M-Sport, Eric Camilli, corre com o seu Ford Fiesta R5. Naquele que será o seu primeiro evento no WRC, está o piloto regular da Skoda e concorrente do Europeu de Ralis, o popular aristocrata alemão Albert Maria Lamoral Miguel Johannes Gabriel, o 12º Príncipe de Von Thurn and Taxis.
Aos resultados dececionantes no evento anterior do WRC, na Finlândia para as equipas líderes do campeonato, Hyundai e M-Sport e seus respetivos pilotos de ponta, juntam-se os bons resultados da Toyota e Citroën, que se chegaram às duas equipas da frente na corrida para os títulos do campeonato mundial.
Este rali é considerado o evento ‘caseiro’ da Hyundai e também de Thierry Neuville, piloto que lidera a competição, sendo este o palco da sua primeira vitória no WRC em 2014. Por outro lado, depois desse triunfo de Neuville, Ogier venceu duas vezes e o ano passado foi Tanak a triunfar, num rali com muito mau tempo. Se não houver surpresas, será deste trio que sairá o vencedor deste ano…
No WRC2, a situação entre os dois pilotos da equipa Skoda, Pontus Tidemand e Jan Kopecky, cujos programas foram projetados de modo a não se confrontarem nos mesmos eventos, continua.
Desta vez, é a quarta aparição de Kopecky, que venceu a categoria nas suas três partidas anteriores do WRC2 este ano, com o objetivo de alcançar Tidemand, que conquistou o máximo de pontos em todas as suas quatro entradas este ano.
Este evento não está no calendário deste ano para o Junior WRC, então a série WRC3 associada tem apenas uma participação restrita de cinco carros. O principal destaque é o francês Jean-Baptiste Franceschi, que lidera a série por 17 pontos, com o também piloto da JWRC, Dennis Radstrom, que está um ponto à frente do compatriota sueco Emil Bergqvist. De acordo com as regras, esta será a sétima e última chance de Franceschi marcar pontos este ano. Nos seus seis eventos anteriores, registou duas vitórias e um abandono, o que significa que ele manterá todos os pontos que conseguir na Alemanha.
Martin Holmes
DIA 1 – QUINTA-FEIRA, 16 AGOSTO
08h00: Shakedown (St. Wendel – 5,52 km)
13h45: Partida (Bostalsee)
18h08: ES 1 – Super Especial de St. Wendel (2,04 km)
18h48:ParqueFechado
DIA 2 – SEXTA-FEIRA, 17 AGOSTO
08h00: Assistência A (Bostalsee – 15′)
09h11: ES 2 – Stein und Wein 1 (19,44 km)
10h05: ES 3 – Mittelmosel 1 (22,00 km)
11h53: ES 4 – Wadern-Weiskirchen 1 (9,27 km)
13h13: Assistência A (Bostalsee – 30′)
14h39:ES 5 – Stein und Wein 2 (19,44 km)
15h21: ES 6 – Mittelmosel 1 (22,00 km)
16h27: ES 7 – Wadern-Weiskirchen 2 (9,27 km)
18h21: Flexi Assistência C (Bostalsee – 48′)
DIA 3 – SÁBADO, 18 AGOSTO
06h35: Assistência D (Bostalsee – 15′)
07h48: ES 8 – Arena Panzerplatte 1 (9,43 km)
08h15: ES 9 – Panzerplatte 1 (38,57 km)
10h03: ES 10 – Freisen 1 (14,78 km)
11h06: ES 11 – Römerstrasse 1 (12,28 km)
12h40: Assistência E (Bostalsee – 30′)
14h08: ES 12 – Arena Panzerplatte 2 (9,43 km)
14h35: ES 13 – Panzerplatte 2 (38,57 km)
16h23: ES 14 – Freisen 2 (14,78 km)
17h26: ES 15 – Römerstrasse 2 (12,28 km)
18h40: Flexi Assistência F (Bostalsee – 48′)
DIA 4 – DOMINGO, 19 AGOSTO
05h20: Assistência G (Bostalsee – 15’)
06h49: ES 16 – Grafschaft 1 (29,07 km)
08h42: ES 17 – Grafschaft 2 (29,07 km)
11h18: ES 18 – Super Especial de Bosenberg (14,04 km)
12h00: Pódio (St. Wendel)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI