WRC, Rali Argentina: Thierry Neuville a caminho da vitória
Thierry Neuville chegou ao final do segundo dia do Rali da Argentina com uma vantagem confortável, depois de um dia algo conturbado para os rivais mais próximos, Ott Tänak e Sébastien Ogier.
O belga terminou a etapa mais longa desta quinta ronda do Campeonato do Mundo de Ralis com uma vantagem de 45.7 segundos de avanço sobre o seu companheiro de equipa na Hyundai, Andreas Mikkelsen, num dia pouco menos que brilhante para o fabricante coreano.
Neuville defendeu-se bem de um forte Tänak na manhã de hoje, depois do estónio ter suplantado Ogier e subido para o segundo posto da geral. A sua vantagem foi sendo reduzida, até menos de sete segundos, mas o ataque de Tänak terminou quando seu Toyota Yaris parou com problemas no alternador. Mais uma vez a marca nipónica tem problemas a este nível.
Anteriormente, Ogier tinha partido a direção assistida do seu Citroën C3 WRC depois de bater num pilar de pedra de um portão, quando ficou confuso sobre qual a rota a seguir, pois o road book indicava através do portão, mas este estava fechado. Apesar de haver uma estrada ao lado, a hesitação foi suficiente para bater no pilar e danificar a direção. Com isso, o francês perdeu quase um minuto e o seu ‘desaparecimento’ deixou Neuville bem encaminhado para uma segunda vitória consecutiva no WRC.
“Podemos começar a usar a palavra ‘confortável’ para a distância que temos, mas os troços de amanhã estão longe de ser ‘confortáveis’. Eles são ásperos, complicados e estreitos, e com muitas pedras a balizar a estrada, pelo que precisamos de manter a nossa concentração e ritmo. Só precisamos manter a calma e andar no meio da estrada”, disse Neuville.
A água e a lama de ontem desapareceram, foram substituídas pelo céu azul e pelo sol brilhante. As rápidas estradas das pampas no Vale do Punilla secaram rapidamente, mas a aderência ainda esteve inconsistente, nos rápidos troços de hoje, especialmente de manhã até que as temperaturas atingissem 23°c.
Mikkelsen aproveitou o seu melhor dia durante algum tempo. Ganhou dois troços e aproveitou os problemas dos outros, apesar de ter raspado uma berma e ter de reparar uma fuga de óleo da caixa de velocidades.
Kris Meeke encabeçou um trio bem equilibrado, 17.5 segundos mais atrás. O piloto britânico perdeu 20 segundos esta manhã após problemas de travões no seu Toyota Yaris WRC, teve dificuldades para diminuir a velocidade do carro ao entrar numa passagem de água e bateu na mesma margem que Mikkelsen, disputando o troço seguinte com uma roda traseira partida.
Depois de cair para a sexta posição, Ogier venceu dois dos três troços da tarde e subiu para a quarta posição, 6.0 segundos à frente de Dani Sordo, no terceiro i20 WRC. Jari-Matti Latvala completou a lista dos seis primeiros, noutro Toyota Yaris WRC, apesar de um furo lento.
Teemu Suninen superou problemas intermitentes de intercomunicação no seu Ford Fiesta WRC e manteve a sétima posição.
O líder do WRC2 Pro, Mads Østberg, Tänak e o líder do WRC2, Pedro Heller, completaram a tabela de classificação.
Elfyn Evans abandonou de manhã, depois de bater forte com o seu Ford Fiesta WRC. Ele e o co-piloto Scott Martin ficaram ilesos, mas o carro ficou bastante danificado, depois de acertarem numa enorme pedra, que deslocaram com o embate..
O último dia de prova, disputa-se nas montanhas escarpadas da Traslaslasierra, um dos dias clássicos do WRC. Duas passagens pelo troço de El Cóndor, o segundo dos quais, a Power Stage. Os três troços perfazem 53,16 km.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI