WRC, Rali Argentina: Thierry Neuville a caminho da vitória

Por a 27 Abril 2019 23:38

Thierry Neuville chegou ao final do segundo dia do Rali da Argentina com uma vantagem confortável, depois de um dia algo conturbado para os rivais mais próximos, Ott Tänak e Sébastien Ogier.

O belga terminou a etapa mais longa desta quinta ronda do Campeonato do Mundo de Ralis com uma vantagem de 45.7 segundos de avanço sobre o seu companheiro de equipa na Hyundai, Andreas Mikkelsen, num dia pouco menos que brilhante para o fabricante coreano.

Neuville defendeu-se bem de um forte Tänak na manhã de hoje, depois do estónio ter suplantado Ogier e subido para o segundo posto da geral. A sua vantagem foi sendo reduzida, até menos de sete segundos, mas o ataque de Tänak terminou quando seu Toyota Yaris parou com problemas no alternador. Mais uma vez a marca nipónica tem problemas a este nível.

Anteriormente, Ogier tinha partido a direção assistida do seu Citroën C3 WRC depois de bater num pilar de pedra de um portão, quando ficou confuso sobre qual a rota a seguir, pois o road book indicava através do portão, mas este estava fechado. Apesar de haver uma estrada ao lado, a hesitação foi suficiente para bater no pilar e danificar a direção. Com isso, o francês perdeu quase um minuto e o seu ‘desaparecimento’ deixou Neuville bem encaminhado para uma segunda vitória consecutiva no WRC.

“Podemos começar a usar a palavra ‘confortável’ para a distância que temos, mas os troços de amanhã estão longe de ser ‘confortáveis’. Eles são ásperos, complicados e estreitos, e com muitas pedras a balizar a estrada, pelo que precisamos de manter a nossa concentração e ritmo. Só precisamos manter a calma e andar no meio da estrada”, disse Neuville.

A água e a lama de ontem desapareceram, foram substituídas pelo céu azul e pelo sol brilhante. As rápidas estradas das pampas no Vale do Punilla secaram rapidamente, mas a aderência ainda esteve inconsistente, nos rápidos troços de hoje, especialmente de manhã até que as temperaturas atingissem 23°c.

Mikkelsen aproveitou o seu melhor dia durante algum tempo. Ganhou dois troços e aproveitou os problemas dos outros, apesar de ter raspado uma berma e ter de reparar uma fuga de óleo da caixa de velocidades.

Kris Meeke encabeçou um trio bem equilibrado, 17.5 segundos mais atrás. O piloto britânico perdeu 20 segundos esta manhã após problemas de travões no seu Toyota Yaris WRC, teve dificuldades para diminuir a velocidade do carro ao entrar numa passagem de água e bateu na mesma margem que Mikkelsen, disputando o troço seguinte com uma roda traseira partida.

Depois de cair para a sexta posição, Ogier venceu dois dos três troços da tarde e subiu para a quarta posição, 6.0 segundos à frente de Dani Sordo, no terceiro i20 WRC. Jari-Matti Latvala completou a lista dos seis primeiros, noutro Toyota Yaris WRC, apesar de um furo lento.

Teemu Suninen superou problemas intermitentes de intercomunicação no seu Ford Fiesta WRC e manteve a sétima posição.

O líder do WRC2 Pro, Mads Østberg, Tänak e o líder do WRC2, Pedro Heller, completaram a tabela de classificação.

Elfyn Evans abandonou de manhã, depois de bater forte com o seu Ford Fiesta WRC. Ele e o co-piloto Scott Martin ficaram ilesos, mas o carro ficou bastante danificado, depois de acertarem numa enorme pedra, que deslocaram com o embate..

O último dia de prova, disputa-se nas montanhas escarpadas da Traslaslasierra, um dos dias clássicos do WRC. Duas passagens pelo troço de El Cóndor, o segundo dos quais, a Power Stage. Os três troços perfazem 53,16 km.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter destaque
últimas Autosport
newsletter-destaque
últimas Automais
newsletter-destaque
Ativar notificações? Sim Não, obrigado