WRC, Rali Argentina: Penalizações para Tanak e Meeke
Sébastien Ogier tocou no assunto no final do dia de ontem, justificando a razão pela qual tinha danificado a direção assistida do seu Citroën, mas quando o fez deixou logo no ar a questão: bateu no poste de pedra que delimitava o portão, passando pela esquerda – tal como obrigava o road book – mas foi confundido pelas várias linhas de trajetória, pois estas existiam dos dois lados, à esquerda e à direita.
Devido a esse facto, Citroën apresentou um pedido à FIA para que fossem visionadas as imagens onboard dos carros naquele ponto da PE11, alegando que algumas equipas pouparam tempo ao não respeitarem o road book.
Pelo que se sabe, durante os reconhecimentos, o lado direito da estrada tinha sido fechado com um portão. O roadbook indica que a rota correta a seguir é pelo lado esquerdo, o que Ogier fez, mas hesitando devido às trajetórias que viu no chão. E foi por isso que bateu e danificou a direção.
Pierre Budar, Director da Citroën, expôs o caso aos Comissários, já que as regras são claras, o road book tem que se seguido. Segundo Ogier: “Fomos pela esquerda como devíamos, mas podia ver-se as linhas de trajetória pela direita. Portanto, alguns foram em frente e quem o fez, julgamos que terão um problema porque não seguiram o road book. Nos reconhecimentos, o lado direito da estrada estava bloqueado, o portão estava fechado, e por isso hesitei e bati um pouco no poste do portão.”
Os Comissários Desportivos analisaram as imagens e decidiram penalizar com 10 segundos Ott Tänak e Kris Meeke.
Como resultado das penalizações impostas, Ogier sobe à terceira posição:
1º Neuville 2:37:23.6
2º Mikkelsen +45.7
3º Ogier +1:06.0
4º Sordo +1:12.0
5º Meeke +1:13.2
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI