WRC: Porquê Wilson diz que hoje não podia ter um McRae na sua equipa

Por a 29 Maio 2020 21:32

Numa recente entrevista à AutoHebdo, Malcolm Wilson, patrão da M-Sport, disse algo que chocou muitos adeptos, ao referir que hoje em dia seria difícil uma equipa como a dele poder ter nas suas fileiras um piloto como Colin McRae. E explicou. No passado, os orçamentos que existiam para fazer ralis, davam para tudo e ainda sobrava para ter dois Colin McRae, passe a expressão e fique a ideia.

Antes se comece a pensar em bater em Malcolm Wilson, pense no seguinte: não temos que condenar o ‘chefe’ por dizer o óbvio. Tendo em conta o dinheiro que hoje em dia tem para fazer ralis, ter na sua equipa um piloto como Colin McRae seria demasiado arriscado pois a notoriedade que traria à equipa dificilmente daria para a despesa.

Portanto, o que temos de condenar, não é Malcolm Wilson, por ter dito o que disse, mas sim o sistema que leva um chefe de equipa a admitir que, pelo menos na sua equipa, um piloto como Colin McRae não teria espaço. Como não teve Kris Meeke na Citroën, que foi despedido devido ao exagero de acidentes que estava a ter face aos resultados que tinha, e não eram fantásticos.

O que se tem de lamentar, e isto não se aplica só ao Mundial de Ralis, é que até no topo da cadeia, o dinheiro é hoje em dia um grave problema e nem sequer podemos dizer que tem a ver com o coronavírus, pois Malcolm Wilson tem tido este mesmo problema há já algum tempo.

Claro que também não podemos dizer às marcas que deviam ter orçamentos maiores, para que as equipas pudessem viver bem, e não fosse necessário um chefe de equipa dizer que não poderia ter um Colin McRae. ‘Elas’ (as marcas) lá sabem as linhas com que se cosem.

Os desportos motorizados são caros? Sim, são. Mas será que não é possível haver bom espetáculo com carros mais baratos?

Ainda hoje escrevemos um artigo a dizer isso mesmo, que a FIA e as equipas estão à procura de formas de gastar menos dinheiro.

O que a FIA tem que fazer é criar condições, leia-se regulamentos, para fazer face aos problemas, porque se há uma coisa não não pode acontecer é o WRC ter que deixar um piloto como Colin McRae de fora. É uma heresia uma coisa destas poder acontecer.

Se calhar, os ralis vão ter que dar um passo (ou dois) atrás, para continuarem e poder produzir ‘Colins Mcraes’.

Se assim for, que o seja, porque se me perguntarem se prefiro ter um Colin McRae a guiar um R5 ou um piloto normal qualquer a guiar um WRC atual, eu vou responder sempre Colin McRae. Há ‘coisas’ que não têm preço…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
kanSan27
kanSan27
4 anos atrás

Optimo artigo. Sim, completamente de acordo! Prefiro um piloto de caracteristicas semelhantes a Colin McRae num R5 a outro sem talento num WRC.

mpedro
mpedro
4 anos atrás

Por acaso não estou 100%de acordo, sempre houve equipes com dificuldades em correr e que tinham de poupar no material.
O Malcom costumava era estar do lado dos “ricos”…

Kankkunenfan
4 anos atrás

A única coisa a condenar aqui é, também a ideia que se tem de Colin McRae. Nem todas saídas saiam em uma unidade destruída, por vezes apenas uma roda fora. Tal como varias desistências dele se deviam ás falhas mecânicas da falta de fiabilidade de alguns carros outrora. Só em 1999, seu primeiro ano com o Focus, eram desistências consecutivas por falta de fiabilidade. Mas na altura essas falhas ditavam campeonatos, não como hoje. O que creio que Malcom Wilson quer dizer, é que com estes WRC, nenhuma equipa privada pode suportar lendas como McRae impetuosas. Aliás, próprio Tanak disse… Ler mais »

últimas Ralis
últimas Autosport
ralis
últimas Automais
ralis
Ativar notificações? Sim Não, obrigado