WRC: Porque quer o promotor ‘fugir’ da Europa?
Há
várias razões para que o Promotor do WRC e a FIA pretendam ter mais
provas fora da Europa no Mundial de Ralis. A primeira é
perfeitamente compreensível, já que a única (talvez não a única,
mas a mais fácil) forma de fazer crescer a base de adeptos do WRC é
estender a competição a mais países, tornando dessa forma a
competição verdadeiramente mundial. Claro que há aqui também
interesses comerciais, mas isso é assunto para outra altura.
Quanto
ao equilíbrio do calendário, isso já foi mais ou menos bem
conseguido na F1, mas nos ralis a FIA e o Promotor vão ter bem mais
dificuldade. De qualquer forma, para que se entenda melhor a forma de
pensar de quem gere, atente nas declarações de Oliver Ciesla: “É
preciso ter a coragem de lutar pela mudança. Atualmente, hoje em
dia, na América Central e do Sul, ou em grandes partes da Ásia, a
população ativa é mais jovem. As pessoas estão mais inclinadas a
comprar um carro do que num mercado europeu saturado, em que as
crianças estão mais ocupadas com os seus telemóveis e jogos.
A
consequência é que nesses países, que não da Europa, o seu
interesse no automobilismo é 14-15% maior hoje em dia,
comparativamente à Europa. Então por que não tentar ir para esses
lugares? Penso que é uma abordagem bastante racional para qualquer
desporto, nem sequer é uma decisão comercial. Acho que se trata
apenas de senso comum”, disse Ciesla.
O
problema que Ciesla vai ter, tem a ver com o facto da Europa ser –
como é desde sempre – o coração do WRC, é aí que está a sua
maior percentagem de adeptos (e bem de longe) e sendo verdade que só
levando ralis para outros países é possível a base de adeptos aí
crescer, isso demora tempo, e o Promotor do WRC não se pode dar ao
luxo de ter novas provas, que em vários anos tragam muito pouco
valor acrescentado ao WRC, para além de ser um novo país.
Esta
ânsia de ter novos países no WRC está a fazer com que os
organizadores europeus se estejam a esforçar para ter melhores
ralis, e o Rali de Portugal deste ano com a novidade Arganil é um
exemplo perfeito.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI