WRC: Ott Tanak vence Rali da Suécia, regresso da Ford aos triunfos

Por a 12 Fevereiro 2023 12:40

Ott Tänak/Martin Järveoja (Ford Puma Rally1) venceram o Rali da Suécia, naquela que é a primeira vitória da Ford no WRC há mais de um ano, a última tinha sido com Sébastien Loeb no Monte Carlo de 2022, e o estónio volta aos triunfos pela Ford, o que já não sucedia desde o Rali da Alemanha de 2017, ano em que venceu duas vezes com a M-Sport-Ford.

Foi há 385 dias que a M-Sport/Ford tinham ganho pela última vez, através de Sébastien Loeb no Rali de Monte Carlo de 2022. Só que este ano dificilmente será caso único: “Significa obviamente muito para mim, entrar num carro novo e entregar à M-Sport esta vitória”. disse Tänak. “É um grande esforço para eles, lutarem contra fabricantes tão grandes. Tenho a certeza de que estão a receber um pouco de pressão vindo de mim, mas enquanto estiver a conseguir resultados, então estamos todos a ganhar. É ótimo fazer parte desta equipa”.

Dois Hyundai no pódio, mas não como a equipa desejava. Craig Breen/James Fulton (Hyundai i20 N Rally1) penalizaram 10 segundos no final da especial anterior, a 17ª, de modo a que Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) passassem para a sua frente, mas um erro do belga na Power Stage, atirou de novo para trás do seu companheiro de equipa, e nova penalização está fora de causa, já isso iria promover Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) ao pódio.

Desta forma, Breen regressa aos bons resultados com a Hyundai, depois de um ano muito difícil com a M-Sport/Ford, que, curiosamente, é a equipa vencedora desta prova. Breen terminou em segundo uma dramática Power Stage. Mais rápido que Neuville por 1,8s, significou que ultrapassou Neuville e recuperou o segundo lugar da geral: “Não era esse o plano, mas eu não tinha maneira de saber. Estamos felizes, foi um fim-de-semana incrível e ótimo estar de volta à frente novamente”.

Já para Neuville: “A Power Stage não foi um bom troço. Estava um pouco assustado com os travões e tinha medo de exagerar. Estamos aqui. Foi um fim-de-semana incrível, um fim-de-semana difícil, mas um grande fim-de-semana para a equipa em geral. Todos os pilotos fizeram um bom trabalho e o carro foi rápido. Este fim-de-semana foi positivo”.

Quarto posto para Kalle Rovanpera, depois de um rali bem diferente do ano transato em que conseguiu vencer, mesmo com uma má ordem na estrada no primeiro dia de prova. Este ano, há muito mais equilíbrio e por isso não foi além do quarto posto.

A última vez que a Toyota não teve qualquer carro no pódio, foi no Rali da Acrópole do ano passado, sendo que a única outra vez que isso sucedeu foi na Sardenha, em 2022.

Um rali bem diferente do ano passado em que a equipa terminou em primeiro e terceiro. E já agora, quarto.

No campeonato, Ott Tanak é o novo líder e terá a difícil tarefa de abrir a estrada no regresso do Rali do México ao WRC. O estónio lidera agora a competição com 41 pontos, mais três que Kalle Rovanpera. Thierry Neuville soma 32, perdeu com o erro que cometeu três pontos, e ainda mais alguns que não conseguiu na Power Stage, onde foi sexto.

Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) fizeram uma prova pobre, sempre à procura de maior confiança no carro que guiaram e por isso terminaram apenas na quinta posição. Estão nessa mesma posição no campeonato, a três pontos de Neuville.

Sébastien Ogier é quinto e regressa no México para a sua segunda prova do ano depois do triunfo no Rali de Monte Carlo.

Pierre-Louis Loubet/Nicolas Gilsoul (Ford Puma Rally1) terminou em sexto, não sem um susto no troço final quando teve um problema mecânico que o fez rodar lentamente até ao final do rali. Ainda assim, tinha avanço suficiente para manter a posição.

Atrás de si terminaram Esapekka Lappi/Janne Ferm (Hyundai i20 N Rally1), que venceram a Power Stage, passaram Oliver Solberg no último troço, o que lhes permite serem sétimos no campeonato, apesar do pobre resultado.

Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) já não completou a Power Stage.

O campeonato regressa às Américas no próximo mês com o Rali Guanajuato México, com sede em León, que se realiza de 16 a 19 de Março.

Mais info quando possível.

Tempos Online – CLIQUE AQUI

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
FormulaTwo+1
1 ano atrás

Bela vitória de Tanak e da M-Sport! Venham mais!

christopher-shean
christopher-shean
1 ano atrás

Bom para o WRC uma vitória da Ford! Andamento do Breen vai tornar o CPR mais interessante…

Phil1971
Phil1971
1 ano atrás

Parabéns ao Tanak a equipa do Malcom merece. Gostei de ver o Breen em segundo Deus a escrever direito e a a colocar na ordem o que seria uma injustiça depois do seu desempenho

paulo.melo
paulo.melo
1 ano atrás

Finalmente Ford

Billy Bob
Billy Bob
1 ano atrás

Muito bom! Excelente forma de á, segunda prova, dar a segunda vitória ao Ford Puma Rally1 no Mundial. E esta segunda, apesar de muito menos mediática que a primeira, por razoes logicas, mas esta a meu ver, muito mais bem construída e merecida.  ( Ogier dominava a seu belo prazer no Monte Carlo, até que perde 34,1 sg na penúltima pec e ainda penaliza + 10 sgs na PS)   Esta foi fantástica, perto da perfeição. Aliás muita gente a conduzir muito bem, com andamento e sem graves erros. O mais grave foi o Katsuta mas mesmo esse…Não esteve nada mal.… Ler mais »

b-vilareshotmail-com
b-vilareshotmail-com
1 ano atrás

A prova que um piloto com unhas num carro competitivo pode trazer a Ford de volta… que o Malcolm Wilson perceba que tem sempre que ter um chefe de fila credenciado senão é um deserto de resultados que vai ter.

alexis
alexis
Reply to  b-vilareshotmail-com
1 ano atrás

Farto de perceber isso está ele, o problema dele é que lhe falta “aquilo” com que se compra a gasolina.

christopher-shean
christopher-shean
Reply to  alexis
1 ano atrás

Pois…

b-vilareshotmail-com
b-vilareshotmail-com
Reply to  alexis
1 ano atrás

Não concordo totalmente, até porque o ano passado andou com três carros que mais não fizeram que gastar o pouco dinheiro que tinha…

alexis
alexis
Reply to  b-vilareshotmail-com
1 ano atrás

Isso não é minimamente verdade, tirando Monte Carlo em que estiveram 3 carros até o Fourmaux borrar a pintura, estava previsto alinhar em 9 provas das 13 que compõe o campeonato. O Greensmith tinha um “paitrocinio” como tal as contas eram pagas pelo papá. O Breen foi um piloto em “saldo”, moral da história, é mais “pesado” o ordenado do Tanak que todo o resto junto e esse é o problema dos pilotos de ponta, custam muito dinheiro e sem a ajuda da Ford e da RedBull não era possível à M-Sport ter contratado o Tanak para alem de também… Ler mais »

jacinto-18
1 ano atrás

Malcom Wilson e a M.Sport merecem, Tanak teve uma prova purasimplesmente brilhante, apenas ganhou uma especial, mas controlou a prova com uma frieza impressionante, estando sempre entre os três primeiros. Fico feliz por ele e por tudo aquilo que passou nas temporadas passadas tanto a nível profissional como pessoal. Não é daquelas pessoas que se cria empatia há primeira, mas é a sua forma de estar. Parabéns.

christopher-shean
christopher-shean
1 ano atrás

Irónico que a Ford acabou de anunciar o corte de mais de mil postos de trabalho na Inglaterra…

últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado