WRC, Ott Tänak: “O passo que demos em frente foi impressionante”

Por a 8 Setembro 2020 09:12

Ott Tänak/Martin Jarveoja estrearam-se a vencer pela Hyundai, ainda por cima logo na estreia no Rali da Estónia, pátria da dupla

Ott, primeira vitória da época. Para ti é uma vitória em casa, e a tua primeira com a Hyundai. Como te sentes com isto tudo?

“Sinto-me feliz por estar aqui. Na verdade, foi um rali muito exigente. Normalmente as estradas da Estónia são bastante divertidas de conduzir, mas foi muito exigente. A única coisa que posso dizer é que foi preciso muita concentração para gerir tudo a estas velocidades. E mesmo assim, tivemos bastantes surpresas que não esperávamos, por isso foi duro. Senti pressão. Sabíamos que tínhamos de conseguir bons pontos neste evento, e que para isso tínhamos que ganhar. Obviamente que eu deveria ter algum tipo de vantagem aqui. Outra coisa é que nunca tínhamos ganho com a Hyundai antes. Mas este era também o local ótimo para acontecer. Andámos bem, mas para não termos problemas e ao mesmo tempo tentarmos ser os mais rápidos, foi um trabalho muito grande, juntar tudo”.

Já tinhas corrido neste rali de WRC, também ganhaste, mas a pressão era diferente na altura. Este ano foi muito diferente a sensação de competir nesta prova?

“Este ano, o nível foi completamente diferente. Toda a gente estava no seu desempenho máximo mas de qualquer forma devo dizer que esta prova tem muito pouco das dos anos anos anteriores. Grandes partes dos troços eram novos, as condições foram algo que nunca tínhamos enfrentado antes. Portanto, foi um evento muito diferente”.

Neste último dia tiveste um ‘momento’ no penúltimo troço. Sabias que o Lappi tinha cometido um erro ali?

“Na verdade, eu sabia, sim, e por isso fui mais devagar naquele local, mas ainda assim fui à berma. Digamos que durante estes dois dias, tive definitivamente mais surpresas ou momentos impressionantes para além deste. Mas obviamente, este viu-se na televisão, por isso vamos chamar-lhe ‘um momento’”.

No final do evento, prestaste homenagem à equipa. Disseste que passaste muito tempo em casa, mas eles trabalharam muito nos bastidores. O que queres dizer sobre a equipa, neste momento?

“Em primeiro lugar, devo dizer que o tempo que tivemos depois do México, tentámos usar os dias o melhor possível para que quando voltássemos, estivéssemos melhor do que estávamos antes. Este evento provou que se nos faltou algo antes, aqui estivemos ‘lá em cima’. Este fim-de-semana fiquei realmente feliz, o carro fez tudo o que eu queria e o passo que demos em frente foi impressionante. Mas mais uma vez, temos diferentes provas pela frente, o Rali da Estónia foi muito específico, e começamos um novo desafio”.

Não restam muitas provas este ano, devido a circunstâncias muito especiais em 2020. Vai ser uma grande luta pelo título este ano?

“Vai ser um sprint até ao fim. Esperemos que tudo corra de acordo com o nosso plano. Os nossos adversários são bastante desafiantes, por isso precisamos de ver o que vai acontecer. De qualquer modo, tentamos fazer o nosso melhor.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado