WRC: Ott Tanak o mais rápido na primeira PEC do Rali da Catalunha
O estónio Ott Tanak foi o piloto mais rápido na primeira especial do Rali da Catalunha. Após o shakedown na zona de Salou, os pilotos completaram 109 km até ao centro de Barcelona para enfrentarem os 3,2 km do primeiro troço da competição, baseado na zona inferior da colina de Montjuic e em estradas que chegaram a receber o Grande Prémio de Espanha.
Numa partida inversa à ordem do campeonato, e apenas relativa aos pilotos que participam em todas as provas do WRC, Bertelli foi o primeiro a ir para a estrada, seguido por Camilli, Breen, Tanak, Meeke, Ostberg, Sordo, Latvala, Paddon, Neuville, Mikkelsen e Ogier. Quase todos escolheram quatro pneus macios e um pneu duro (Ogier, Latvala, e os pilotos da Ford e da Hyundai), com Andreas Mikkelsen a optar por cinco pneus macios, Kevin Abbring por quatro pneus macios, e Meeke, Breen e Al-Qassimi a optarem antes por três macios e dois duros com vista ao dia de amanhã.
“Foi um bom tempo, mas é difícil iniciar o rali nestas condições. A aderência era mais baixa do que o esperado, mas ainda assim gostei do troço. Sabia que seria difícil bater os tempos dos pilotos que foram primeiro para a estrada”, disse o terceiro classificado Sébastien Ogier.
Apesar de ter sido o mais rápido, Ott Tanak queixou-se do diferencial traseiro: “Um troço muito traiçoeiro mas temos que verificar uma coisa no carro – o diferencial traseiro parece estranho”.
A exemplo de Mikkelsen, Meeke e Paddon, Bertelli levou o troço com calma; “Foi pior do que aquilo que estava à espera. Muito escorregadio nas linhas brancas. Encarámos o troço de forma cuidada”.
Já Neuville e Latvala batiam com a cabeça: “Parecia o inferno. Está a chover muito e a piorar cada vez mais. O carro fez aquaplanagem no início do troço mas consegui fazer uma classificativa limpa. Não posso fazer muito mais nestas condições”, disse o belga. Já Latvala mostrava-se estupefacto com os 12s perdidos para o líder: “Pensava que tinha guiado bem, mas o tempo é mau. Não compreendo. Algo está realmente mal e não sei o que é”.
A ação competitiva do Rali da Catalunha regressa amanhã, a partir das 9h08 (hora portuguesa), para a segunda especial da prova, os 12,5 km de “Caseres”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI