WRC: Oito (ou nove) provas, Estónia estreia-se, Bélgica talvez
A FIA e o Promotor do WRC já encontraram um caminho o Mundial de Ralis: recomeça em setembro com o Rali da Estónia, num calendário de mais cinco (ou seis) provas que ainda não está totalmente finalizado. Pendente está a hipótese doutra estreia, o Rali de Ypres.
A Estónia vai acolher o recomeço do Mundial de Ralis, naquela que será uma estreia para o país de Ott Tanak. A prova realiza-se de 4 a 6 de setembro, isto depois de ter sido disputada como Evento Promocional do WRC em 2019. O país do Báltico tornar-se-á a 33ª nação a organizar uma ronda do Mundial de Ralis, desde que a série arrancou em 1973.
Num calendário revisto, que foi agora anunciado pelo Promotor do WRC, o Rali de Itália/Sardenha, que fora adiado, passa para 29 de outubro/1 de novembro, isto depois da prova transalpina ter sido umas das que foi adiada, a par do Rali da Argentina.
Após o Rali da Estónia segue-se o Rali da Turquia (24 – 27 de setembro) não sendo necessário que as equipas se desloquem diretamente da Estónia para a Turquia, como chegou a estar pensado, naquela que seria uma forma de acomodar o Rali de Ypres, que só poderia realizar-se caso a prova turca mudasse de data. Contudo, os homens liderados por Alain Penasse estão a estudar outra data e é essa a razão pela qual Ypres ainda está pendente.
Segue-se depois o Rali da Alemanha (15-18 de outubro). A prova alemã chegou a estar em risco em virtude das novas diretrizes colocadas de pé pelas autoridades alemãs, mas os homens do ADAC meteram mãos à obra e estão a preparar uma prova com todos os cuidados sanitários necessários, o que lhes permite manterem-se no calendário, já que as medidas agradaram às autoridades alemãs.
O Rali de Itália, prova que esteve prevista realizar-se logo a seguir ao Rali de Portugal, em junho passado, conseguiu uma nova data e tem agora nova data, entre 29 outubro e 1 novembro. A passagem da prova italiana do início do verão europeu para o outono significa que as equipas enfrentarão condições possivelmente bem mais frescas, em pistas de terra bem difíceis do norte da ilha mediterrânica. A base será, tal como sempre esteve previsto, em Alghero e os detalhes do itinerário serão confirmados em breve.
Por fim o Rali do Japão, que se mantém como prova de final da época, cuja data também se mantém inalterada. Os japoneses, que ficaram sem os Jogos Olímpicos, ponderaram não realizar a prova, mas a necessidade de manter o evento no WRC falou mais alto e a prova vai avante.
Desta forma, o campeonato terá pelo menos oito eventos (três realizados e mais cinco agendados) sendo que o Promotor da WRC continuará as suas conversações, que já estão avançadas, com os responsáveis do Rali de Ypres, de modo a ver se estes sempre conseguem manter a data de 2-4 de outubro, pois estão a conversar com as autoridades locais nesse sentido. Ao pedido informal para a Turquia mudar de data, seguiu-se uma mudança de estratégia, pelo que a questão continua em aberto.
Há também a hipótese da Croácia avançar com uma prova, mas essa é uma possibilidade mais remota.
Como já se percebeu, o Rali Argentina, que fora adiado da sua data original em abril, e que tradicionalmente atrai quase um milhão de adeptos para a província de Córdoba, foi definitivamente cancelado.
Desta forma, Ott Tänak terá a oportunidade de competir perante os seus adeptos, em casa, numa ronda ‘verdadeira’ do WRC e não apenas como evento promocional, tal como sucedeu o ano passado. De resto o Rali da Estónia será um evento de formato mais curto, compreendendo apenas duas etapas, no sábado e domingo, após uma cerimónia de abertura na sexta-feira. Será baseado em Tartu, no leste do país, com o parque de assistência no espaço do Museu Nacional da Estónia. Todos os detalhes da prova serão anunciados em breve.
Foi esta a solução encontrada pelos responsáveis do WRC, depois da competição ter conseguido ainda realizar as três primeiras rondas, em Monte-Carlo, Suécia e México, antes de o coronavirus colocar um travão não só em todo o desporto motorizado, mas em todo o mundo.
Sébastien Ogier lidera a classificação dos pilotos, com a sua equipa, a Toyota Gazoo Racing a liderar os construtores.
O director-geral da WRC, Oliver Ciesla, disse que um recomeço em setembro permite tempo suficiente para que os organizadores dos eventos e os concorrentes possam estar completamente preparados: “O anúncio deste reinício envia um sinal claro de que o WRC 2020 estará de volta ao ativo”, disse.
Outra vantagem para este calendário diminuto é que estando ainda no começo de julho, as equipas podem agora trabalhar melhor no seu novo carro de 2022, podendo dessa forma respirar melhor, o que não sucederia caso se realizassem mais provas.
Oito ou novo provas não é o calendário ideal para o WRC, mas sim o possível, num ano em que nada é normal nas nossas vidas.
Calendário (ainda) provisório
4-6 de setembro Rali da Estónia
24-27 de setembro Rali da Turquia
2 – 4 de outubro Rali da Bélgica/Ypres (não confirmado)
15 – 18 de outubro Rali da Alemanha
29 outubro/1 novembro Rali de Itália/Sardenha
19-22 novembro Rali do Japão