WRC: Ogier ‘ameaça’ sair do WRC caso nada melhore quanto à ordem de partida

Por a 14 Julho 2016 14:07

Em declarações ao MotorSport News, o patrão da Volkswagen Motorsport, Jost Capito revelou recear que Sébastien Ogier possa deixar o WRC em 2017 se a questão da regra das ordens de partida não for alterada…para melhor, de acordo com o seu ponto de vista. O piloto francês não vence qualquer prova do Mundial de Ralis desde o Rali da Suécia, e apesar de comandar o Mundial com grande avanço, não está contente com o que diz ser uma regra injusta e da qual fala quase em todas as provas em que a sua posição na estrada não é a melhor.

No passado recente, o líder do Mundial abria a estrada somente no primeiro dia de prova, mas passou a fazê-lo nos dois primeiros dias e agora com a evolução das restantes equipas, especialmente Hyundai com o novo carro e a Citroën a partir tão de trás, vieram colocar muito mais pressão em Ogier, cuja classe já não chega para perder nos dois primeiros dias e recuperar no terceiro. Até porque este ano os pilotos que regressam em Rally2 já não partem na frente no segundo dia de prova, facto que atenuava um pouco as perdas de Ogier em ralis como México, Argentina, Portugal, Polónia, etc.

Fala-se inclusivamente na possibilidade da FIA estender a regra ao terceiro dia de prova, e isso pode ser a gota de água para Ogier. Jost Capito já avisou que o risco passa pelo WRC perder o seu Campeão: “Penso que ele pode sair do WRC. Perguntem-lhe, mas eu sei como ele pensa. Talvez isso não seja mau segundo o ponto de vista de algumas pessoas”, disse Capito ao MotorSport News.

O que pensava Ogier no Rali de Portugal

Sebastien Ogier chegou a Portugal depois de duas ‘derrotas’, no Rali do México e na Argentina e foi aí que começou a falar com mais vigor desta questão da ordem de partida. Nunca até à prova portuguesa a VW tinha perdido três ralis seguidos desde que chegou ao WRC em 2013, e em Portugal foi o que se sabe e a série continuou na Sardenha e na Polónia. Quando o questionámos quanto ao que esperava da prova portuguesa a resposta saiu célere: “Não sei, o ano passado fiz tudo o que podia. Não foi possível vencer, mas ainda assim fiz um grande rali. Se pudesse escolher já, assinava já andar ao mesmo nível e um lugar no pódio. Se puder fazê-lo penso que seria um bom feito para nós. Não vejo algo que pudesse ter feito melhor desde o início desta época! Portanto deixo para vocês julgarem porque agora é diferente. Claro que há razões, e uma delas é a ordem de partida, pois cada ano é mais difícil abrir a estrada e agora atingimos um limite em que para mim é simplesmente impossível de vencer ralis. Já o ano passado foi difícil abrir a estrada e vencer ralis de terra quando o piso está seco. Não estou lutar contra pilotos estúpidos, há imensos pilotos com bons carro e já não é possível compensar.

Achas que está a pilotar como nunca? “No final da época passada disse que estava muito contente com o nível que atingi com o passar dos anos, mas até aqui, esta época não cometi muitos erros, dei sempre o máximo. É frustrante, difícil de aceitar quando se dá muito, muitas vezes mais do que antes e não é possível vencer. É frustrante, mas eu olho para o ‘filme todo’ pois quero ser Campeão no fim do ano. Portanto, marco tantos pontos quanto possível. Qualquer desportista entende a minha frustração, porque simplesmente não é desportivismo. É difícil, porque todos à minha volta, os membros das outros equipas entendem, porque sabem que não é correto. Todos temos interesses diferentes, mas eu sou o único que sofro. Portanto, sou o único que falo. Para ser honesto, gostava que isto parasse. Espero que quem gere o desporto perceba que isto assim é demais e que devemos encontrar um melhor compromisso para o futuro. É difícil os pilotos juntarem-se e mudarem as regras porque todos temos interesses distintos, é difícil encontrar pontos comuns. Mas temos vindo a falar disso, e penso que dos concordam em mudar para algo, diria, que faça mais sentido… Mas talvez haja ralis em que és beneficiado… “Sim? Digam-me um…” Catalunha? “Há rails em todo o lado, as condições são exatamente iguais para todos! Mas eu digo-te um, o Rali de Monte Carlo. Esse é vantajoso partir à frente. Concordo totalmente. Mas é o único em que tenho uma vantagem real. A Alemanha, se estiver a chover, sim, também é vantajoso, mas se estiver seco não é vantajoso abrir a estrada no campo militar porque está o piso todo sujo. Não quero ter vantagem, o que quero é que encontremos uma regra em que em todos os ralis os melhores pilotos lutem pela vitória em condições semelhantes. E há possibilidades para o fazer e é isso que devemos procurar” disse Ogier em Portugal. Duas provas depois, a questão continua e se olharmos para os números, são tudo menos normais. Parece natural que um piloto como Ogier não vença uma prova do WRC desde o Rali da Suécia? É o que acontece…

Ogier venceu em Monte Carlo e na Suécia, já no México, primeira prova em piso de terra e o vencedor foi Jari-Matti Latvala, que partiu da oitava posição. Na Argentina, venceu Hayden Paddon, que partia da quinta posição, em Portugal o vencedor foi Kris Meeke cuja ordem na estrada nos dois primeiros dias foi o 13º lugar, em Itália, triunfou Thierry Neuville, que era oitavo na estrada e finalmente na Polónia, foi a vez de Andreas Mikkelsen, com um furo de Ott Tanak na penúltima especial. Não há dúvidas que a ordem de partida é penalizadora, e a questão agora é saber o que é mais importante para o WRC.

Matton ‘responde’ a Ogier

É lógico que as regras penalizam quem lidera o campeonato, mas a diferença para quem está em segundo não é muito grande, e assim sucessivamente. É verdade que se torna difícil vencer ralis, mas na frente da tabela do campeonato as coisas não mudam muito. Veja o que pensa Yves Matton: “Do meu ponto de vista, há duas formas de ver esta situação. E para mim é muito fácil compreendê-la porque estamos a participar no WTCC e nos turismos temos também uma grande desvantagem com o lastro, e com certeza não estou satisfeito com isso. Se olhares apenas para o aspeto desportivo, não é a melhor situação. Mas para o interesse do campeonato, não é mau. Depois, o Ogier fala muito quando diz que é uma grande desvantagem para ele, mas esquece-se de dizer que no asfalto não é uma desvantagem. Que na Suécia, dependendo do tempo, pode ser vantajoso ser o primeiro na estrada. Que na Finlândia, se estiver a chover, é melhor ser o primeiro na estrada. No final, talvez em 60% do tempo ele esteja em desvantagem, mas não a penalização não é tão elevada como ele diz. Mais: os pilotos que estão a lutar contra ele pelo campeonato têm quase a mesma posição na estrada. Se forem segundos classificados no campeonato são os segundos a ir para a estrada. E vimos também que na Argentina ele não foi capaz de bater o Paddon no último troço e que em Portugal foi batido pelo Mikkelsen nas mesmas condições”, disse.

A verdade é que a questão está a ser discutida entre as mais altas esferas do WRC e esta ‘ameaça’ de Ogier, pela boca de Capito é claramente uma forma de pressão para influenciar a decisão. Aproveitando o facto de Matton ter referido os lastros do WTCC, vem bem a propósito e também se pode falar do BOP no Mundial de Endurance e afins. São meios que as ‘regras’ encontram para permitir que o espetáculo seja o melhor possível para o público, pois sendo verdade que todos concordam que é injusto para Ogier, se calhar é bem pior para o WRC ser sempre o mesmo a vencer, porque é bem de longe o melhor piloto de todos, claramente um dos melhores de sempre da história dos ralis.

O AutoSport falou há alguns meses em ‘off’ com um responsável da FIA e aí percebemos claramente que estão bastante bem mais inclinados em privilegiar o espetáculo, mesmo correndo o risco – sabe-se agora – que Ogier vá embora. Mas esta é uma excelente questão para os adeptos debaterem. Vencer sempre o mesmo porque é de longe o melhor piloto ou as regras ‘ajudarem’ que vários possam ganhar?

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rxl
rxl
8 anos atrás

ele que va…não fazem falta os queixinhas… sempre a reclamar e ainda assim esta em primeiro!!! ao menos este anos vemos vários vencedores de ralis. a prova de como este sistema e justo e funciona. afinal de contas de que serve dar as melhores condições ao melhor? assim nunca se conseguia alternância!!

mcrae
mcrae
8 anos atrás

Será que as vitórias dos adversários serão somente pela posição de partida? Ninguém tem culpa que a posição no Monte Carlo e na Suécia sejam vantajosas para quem sai em primeiro e depois como fica com uma vantagem confortável, tenha que andar a abrir os ralis seguintes.
O Ogier não tem que se preocupar porque se for ultrapassado no campeonato deixa de ter esse problema.

ernie
ernie
8 anos atrás

Matton está a comparar cag*lhões com caramelos. BOP e lastros são aplicados a todos os carros iguais, a penalização na ordem de partida, é aplicada a um único piloto, que por acaso é o melhor até dos que usam o mesmo carro. Equilibrar forças em termos de carros é uma coisa, mas quando um piloto é o melhor, e em vez de lhe darem uma medalha dão-lhe um castigo, é normal que ele se questione se deve continuar a fazer algo em que não é valorizado ou simplesmente não o deixam vencer. Afinal, Matton tem apenas um tipo de atitude… Ler mais »

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
8 anos atrás

confesso que não tenho uma ideia definitiva sobre o assunto e tenho (ou tinha) uma admiração enorme pelo Ogier, como tinha anteriormente pelo Loeb, mas esta problemática coloca-me as seguintes questões: será que ele é assim tão bom quando, só por não ter a vantagem da ordem de partida, já não consegue ganhar? quando ganhava era porque era bom, ou era porque os outros estavam na posição onde ele está agora? se é penalizador sair na frente, devemos dar esse ónus ao supostamente melhor ou vamos ainda carregar o menos bom (que se calhar não é menos bom, talvez só… Ler mais »

kankkunenfan
kankkunenfan
Reply to  fanmotores-ex-useras77931
8 anos atrás

..”só por não ter a vantagem da ordem de partida”.. Ogier nunca teve vantagem nenhuma na partida. A questão é que desde sempre (excepção ao qualifying stage) abriam apenas 1 dia, o que já era penalizador, mas recuperava-se depois no segundo. Desde 2014 é o unico campeão do mundo a abrir 2 dias. E é engraçado como o Autosport e muitos falam dos “primeiros dois dias”. Mas o que é o 3º dia? Para metade do top ten é apenas umas dezenas de quilómetros para chegar ao fim, poderá algo a decidir em algumas lutas que estão ao segundo e,… Ler mais »

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
Reply to  kankkunenfan
8 anos atrás

kankkunenfan, eu tb sou fan do Kankkunen e do Vatanen e do Mikkola e desses voadores filandeses, ingleses, franceses, alemães, italianos, espanhóis, etc. Há + de 40 anos que sigo os ralis, durante + de 10 acompanhei o n/ rali do principio ao fim, mas confesso que nunca liguei muito a alguns detalhes. aliás, durante dezenas de anos nunca ouvi falar de vantagem ou desvantagens na ordem de partida. em centenas de horas à beira da estrada, em centenas de fotos que tirei, nunca reparei nem nunca ouvi falar destas questões (e olhe que acompanhava com muitos dos que encheram… Ler mais »

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
Reply to  fanmotores-ex-useras77931
8 anos atrás

Só mais uma coisa. eu não disse (ou não quis dizer) que o Ogier teve vantagem na partida, refiro é que ele se queixa de não conseguir ganhar se não partir de uma posição favorável. então se for ele a partir da posição favoravel, passam os outros que agora conseguem alguma coisa, a queixar-se. Lembra-se do n/ Armindo, que partia à frente na tal escolha dos 15 primeiros e depois diziam que era pezudo e que o Mini não prestava. Mas ele ganhou ao Paddon em armas iguais! (o Mini não prestava mesmo).

kankkunenfan
kankkunenfan
Reply to  fanmotores-ex-useras77931
8 anos atrás

ok, vou pôr as coisas da seguinte maneira! Se viu ralis durante + de 40 anos, sabe que vigorou um sistema de o lider abrir o 1º dia e no segundo inverterem-se as posições. Mas a questão é que se for ver os ralis de hoje em dia, se um furo lento dita a classificação, quanto não dita esta ordem de saída? Lembre-se que (já nem para recuar mais) em 1996 a quilometragem em pec era de 500km para cima. Hoje assistimos a uns “rali sprint” e obviamente que com a fiabilidade dos carros de hoje, pilotos que estudam as… Ler mais »

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
Reply to  kankkunenfan
8 anos atrás

K…fan, também concordo consigo que isto dos likes, é uma treta. Se têm opinião, publiquem-na, caso contrário, abstenham-se. Concordo com quase tudo o que disse e como eu disse logo ao principio, não tenho uma ideia fechada sobre o assunto, mas o que respondeu também não me esclarece o suficiente. Tb vou pôr as coisas da seguinte maneira: – concordo que o Ogier é o melhor de todos – concordo que é injusto ser prejudicado por isso – concordo que é injusto ser sempre ele – concordo que quem sai em 1º é prejudicado (por facilidade de argumentação, vamos esquecer… Ler mais »

kankkunenfan
kankkunenfan
Reply to  fanmotores-ex-useras77931
8 anos atrás

Esclareci sim. Quem vamos penalizar? Ogier! Mas apenas na primeira etapa como sempre foi. ou então o qualifying stage como se viu em 2012. A questão não é eu gostar de x ou y, fosse qualquer piloto nesta situação eu estaria em desacordo. Claro que a FIA não tomaria esta decisão se não previsse uma hegemonia, nem a aplicou quando o piloto e equipa eram francesas. Mas enfim, eu continuo a achar que pela boca morre o peixe e promotores e FIA sabem que estão numa posição delicada. Eles que ponham o líder a abrir 3 dias e vão ver… Ler mais »

MAXLD
MAXLD
8 anos atrás

A avaliação é fácil de fazer. É ver quem está na frente do campeonato e quem anda a ganhar ralis. Se andasse sempre a ganhar o mesmo em cada rali (non-Ogier), a regra estaria a ajudar um outro piloto em particular. Como têm ganho uma série de pilotos diferentes, a regra está bem como está. Especialmente porque o Ogier continua líder destacado do campeonato, portanto o mais competente e merecedor está na frente na mesma. Agora essa conversa do Ogier em competir todos de igual… pois, teoricamente tem toda a razão, mas na prática… em 7 power stages (diferentes pisos),… Ler mais »

kankkunenfan
kankkunenfan
Reply to  MAXLD
8 anos atrás

Faz minimo sentido esse raciocínio. Quando um piloto vence sobe na tabela, como se viu com Paddon. venceu na Argentina a sair de 8º ou 9º após os 28 pontos ganhos saiu para a estrada em 4º e foi para a couves em Portugal e na Sardenha. Já com Meeke se viu isso no ano passado. Quanto mais sobem, maior é depois a queda. O unico que se mantêm por lá é Ogier que se conforma, porque sabe que não tem minimas hipóteses. Qualquer pessoa no site WRC+ põe o onboard de Ogier e o de outro piloto e é… Ler mais »

kankkunenfan
kankkunenfan
8 anos atrás

Parece que Loeb respondeu à Matton: http://www.autosport.com/news/report.php/id/124692 Se cada um olhar apenas para o desporto, sua história e deixarem de confundir a simpatiza que nutrem por um piloto ou não, vão abrir os olhos e ver que esta regra é simplesmente vergonhosa. O primeiro comentário então, do rxl.. lol Isso aplicado em qualquer outro desporto, poupava-se uns milhões e talento para quê! Por estes comentários realmente se vê que fomos considerados por 5 vezes o melhor rali do mundo, mas apenas e só pelo grande trabalho de um senhor de seu nome Alfredo César Torres e sua equipa, se soubesse… Ler mais »

Miguelgaspar
Miguelgaspar
8 anos atrás

Quando um desportista se julga súperior ao próprio desporto, o melhor realmente è sair… não concorda com as regras, que não participe e vá para uma modalidade em que concorde com as regras. Jà cansa de ouvir sempre a mesma cassete. Põe os olhos no Lopez do WTCC e aprende o que è ter uma atitude de campeão… mas para isso tinhas de nascer outra vez… e fora da França.

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