WRC: O futuro de Kris Meeke…
Kris Meeke está a ver de fora o Rali de Polónia, prova em que foi substituído por Andreas Mikkelsen. Está previsto regressar no Rali da Finlândia, prova em que a Citroën regressa ao seu line-up do início do ano, mas a verdade é que nesta altura não é fácil definir o futuro de Kris Meeke. A sua reputação de destruir carros tem-no perseguido há algum tempo e pelo que já sabe este ano, ‘apanhou’ um carro complicado (o facto da Citroën já ter utilizado jokers de homologação tão cedo são a prova que a equipa francesa cometeu erros com a construção/desenvolvimento do carro) e isso juntou-se à sua ‘natural’ apetência para ir para além dos limites e as coisas a esse nível têm sido muito más, ao ponto de já ter mais despistes na ‘conta’ do que ralis realizados. Por tudo isso, e apesar do triunfo no México, mesmo esse, com um enorme susto no último troço, levou a que a equipa o tenha feito descansar e repensar a sua prestação, o que, como é lógico é muito mau sinal. Veja-se como termo de comparação o que Michel Nandan e a Hyundai fizeram com os despistes de Thierry Neuville. O líder deu-lhe o apoio que o belga precisava e os triunfos surgiram com naturalidade, porque desde o primeiro troço do Monte Carlo que se percebeu que o problema não estava no carro. Portanto, quanto a Kris Meeke, está a passar por algo semelhante a que Jari-Matti Latvala já passou há alguns anos, quando foi despromovido da equipa oficial para a Stobart WRT, mas isto com uma grande diferença. O finlandês era bem mais novo. É difícil dizer se isto vai resultar com Kris Meeke, ainda mais quando há um piloto como Andreas Mikkelsen logo ali à mão. Mas para além disso há muitas incertezas na Citroën e demasiadas perguntas por responder. Porque Kris Meeke tem estado tão abaixo do que já o vimos fazer? Será a pressão da idade? Pressão dos jovens pilotos que estão a surgir no WRC? Pressão da imprensa britânica que esperava de Meeke o regresso dos pilotos britânicos aos títulos? Será ele a primeira ‘vítima’ da nova geração de World Rally Cars? Será Meeke ‘vítima’ de um carro abaixo da média da concorrência? A a sua ‘cabeça’ não lhe tem permitido melhor controlo emocional? No fim do Rali da Polónia vai ter-se uma ideia melhor do resultado das novas modificações no C3 WRC. Que ninguém espere que de repente esteja tudo resolvido, a este nível quase nunca é assim é preciso tempo para melhorar. Veja-se a quantidade de adeptos que dizia que a chegada de Mikkelsen à equipa iria resolver todos os problemas. Ainda não passou do shakedown do segundo rali e já há quem escreva que ele só era bom piloto porque tinha um VW Polo WRC… não nos fartamos de alertar para o facto do nível do WRC ser muito elevado, e hoje em dia é muito difícil chegar, ver e vencer. Nem 8 nem 80…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Meekedonado!
Dizer que Kris Meeke tem fama de destruidor de carros é fácil, admitir que o C3 WRC é um charuto de primeira apanha já é mais difícil depois de se andar a apregoar durante a fase de testes que a Citröen era a marca a bater em 2017! =D
Para o futuro de Meeke estar ameaçado era preciso o Mekkelsen mostrar andamento com o carro, um 8º lugar parece muito pouco para se estar a colocar essa possibilidade em equação. loles
Ainda me recordo de todas as análises do AS antes do WRC2017 começar.
Viam pelas imagens que “era bem nascido”, reconheciam velocidade nos testes, etc. O FLOP do ano!!!
Duvido muito que o Mikkelsen seja mais rápido com o C3 que o Meeke. Pode é ter mais cabeça. No ano passado o Meeke cresceu imenso com o facto de não ter pressão. Pensei que seria uma boa base para este ano, mas a coisa está pior que nunca.
Ele cresceu muito, concordo! Mas não nos podemos esquecer que partia sempre “lá atrás” (porque não fez o mundial todo) e o Líder do campeonato abria as duas primeiras etapas.
Ao fim das 3 primeiras especiais o Mikkelsen está em 11º, atrás do Lefebre. O Meeke realmente teve muitas saídas de estrada, acredito que ele teve sempre que arriscar muito para ganhar especiais com o charuto. Claro que se for para acabar de 8º para baixo, o Meeke também consiga acabar os ralis, basta adoptar o andamento dos companheiros de equipa..
talvez por isso, o Breen mereça muito mais crédito do que tem tido.
apesar de tudo o meeke ainda é o unico piloto citroen que consegue fazer realmente frente aos da frente , poderá estar a andar mesmo acima das possibildades do carro e ai estará as respostas para os consecutivos despistes , caberá a marca francesa tentar resolver os problemas que ao que parece são evidentes na construção do c3 e então ai poderemos ver se com armas identicas aos seus adversarios a velocidade do meeke e resultados fazem um conjunto que leve de novo a citroen aos resultados a que nos habituou