WRC: O caminho da Toyota

Por a 8 Agosto 2019 16:15

A recuperar de várias decepções, sobretudo da última catástrofe de Tanak na Sardenha na última especial, quando liderava, o diretor da Toyota Gazoo Racing, Tommi Makinen, deu algumas ideias sobre o trabalho actual e as aspirações. Esta entrevista foi feita na véspera dos esforços dramáticos no Neste Rally que terminaram com uma vitória para Ott Tanak. Apesar de várias decepções, estará o desenvolvimento do Yaris WRC a ir na direcção certa?

TM: Eu diria que fizemos um trabalho de desenvolvimento muito constante. Acabámos de analisar, depois de todas as diferentes condições, o que precisamos melhorar e foi o que fizemos. E tem sido, diria eu, o melhor trabalho de equipa que já vi, baseado na informação dos pilotos e nos comentários do grupo que trabalha em conjunto com a sua experiência e as suas ideias. Tem sido muito regular desde que começámos a construir o carro em 2016. Já fizemos uma quantidade enorme de testes aqui na Finlândia e é por isso que agora está tudo praticamente como é exigido para o Neste Rally. Ainda temos mais trabalho para fazer em condições difíceis. Temos estado a concentrar-nos mais nos pisos difíceis e sabemos que precisamos de trabalhar nessa área.

MH: Qual tem sido o ponto fraco nos pisos mais duros?

TM: Eu diria que é uma questão de fazer com que o carro tenha um bom desempenho em circunstâncias em que temos de aumentar a altura ao solo, porque o design foi feito para que o carro funcione melhor quando está um pouco mais baixo. Penso que já estamos a começar a melhorar nessa área.

MH:

Qual foi a melhoria mais importante feita no carro?

TM: Claro que são pequenas coisas aqui e ali. É a unidade propulsora a trabalhar em conjunto com a suspensão e a geometria, esses pequenos itens. Mas o desempenho vem da aerodinâmica que, uma vez homologado o design, não se pode mudar muito. É sempre necessário ter jokers e o número de jokers disponíveis é limitado. Eu diria que a maior parte do trabalho que fizemos com a transmissão e suspensão.

MH:

Qual será a próxima melhoria?

TM:

Estamos sempre a procurar algo novo para melhorar. Fizemos alguns

testes com os novos amortecedores, um amortecedor completamente novo

que é mais leve, mas essa é uma área que leva sempre tempo, temos

de ter a certeza de que está realmente a funcionar até conseguirmos

essa mudança. Será do mesmo fornecedor, mas com um novo design.

MH:

Qual é a esperança de vida do Yaris WRC, quanto tempo vai durar

este carro – até à nova fórmula em 2020?

TM:

Sabemos que em 2022 teremos novos sistemas (híbridos) e existem

muitas regras mais recentes, bem como a oportunidade de ter carros

base maiores, mas de tamanho reduzido. Não sei muito sobre isso.

Claro, é evidente que em 2022 teremos carros completamente novos.

Continuaremos a usar o mesmo design atual? Talvez, veremos! Para

2022 estamos à espera que o regulamento seja finalmente decidido,

mas já fizemos alguma preparação com base no que sabemos. O que

estaremos a fazer em 2021 – essa é a questão, mas não deverá

haver grandes alterações.

MH:

E em relação a 2020, quando espera decidir os seus condutores?

TM: Neste momento estamos a negociar com o Ott Tanak e quando ficar resolvido, analisaremos o resto da equipa e o que fazemos, mas penso que chegou o momento de começarmos a pensar nisso mais seriamente.

MH:

O que está a acontecer com o novo Toyota R5?

TM: Já Trabalhamos muito, estudámos muito e já fizemos uma preparação muito, muito cuidadosa para estarmos prontos para começar o projeto. Eu diria que em breve devemos tomar uma decisão ou vamos para o R5 ou não.

MH:

Da última vez que lhe perguntei sobre isso, disse que o motor que

gostaria de usar no R5 ainda não está em produção. Está

(ainda?) à espera que o motor entre em produção?

TM:

Sim, deve começar em breve, sem dúvida e, em termos de

regulamentação, também deve estar bem. Todas estas áreas foram

resolvidas.

Martin

Holmes

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Newsletter
últimas Autosport
newsletter
últimas Automais
newsletter
Ativar notificações? Sim Não, obrigado