WRC, Malcolm Wilson: “Não há piloto em quem tenha depositado mais fé” – chegou o momento de retribuir para Tanak?
No fim de 2017, Malcolm Wilson, responsável máximo da M-Sport, admitiu ao AutoSport que ia ter saudades de Ott Tanak: “É com o coração pesado que a equipa diz adeus ao Ott (Tanak) e ao Martin (Järveoja) que foram boa parte do nosso sucesso este ano. Não há piloto em quem tenha depositado mais fé, e dado tantas chances, mas sempre lhe vi potencial. Nunca tive dúvidas da sua velocidade, isso vi logo no primeiro momento e nestes últimos anos ele evoluiu e é agora um piloto completo. Vencedor de ralis e potencial candidato ao título. Não é fácil dizer adeus, mas desejamos-lhes o melhor para o futuro”, disse, com grande dignidade.
Malcolm Wilson sabia o que estava a perder, mas o dinheiro falou mais alto.
A vida é por vezes assim. Desde 2011 com ligações à M-Sport, e depois de vários anos de avanços e recuos, Ott Tanak saiu pela primeira vez da sua zona de conforto e aceitou rumar à Toyota Gazoo Racing. Foi Campeão. O dinheiro falou ainda mais alto, esteve três anos na Hyundai, sem resultados de monta. Este ano, cedo se percebeu que sair era uma probabilidade forte, e assim foi.
Por vezes, a vida é assim mesmo, e talvez Ott Tanak ‘pague’ agora na M-Sport a Malcolm Wilson, o que este fez por ele: “Ele esteve em Dovenby para ver as nossas instalações e a testar o Puma em Greystoke. É justo dizer, pelo feedback inicial do Ott, que estamos confiantes de que podemos lutar pelo campeonato mundial em 2023. Enche-me de tremenda felicidade e alegria ver Ott aqui connosco em Dovenby Hall. Tenho acompanhado de perto a sua carreira desde os seus tempos de júnior e estou muito orgulhoso de ter feito parte das suas realizações na última década”, disse Malcolm Wilson. Sabemos que não bastam vontade, muito menos justiça, é o dinheiro que faz mover o mundo, mas o líder da M-Sport merece ter a possibilidade de lutar com outras armas no WRC.
Tal como já sucedeu aquando da ida de Sébastien Ogier para a M-Sport, o que pode agora suceder com Ott Tanak é algo semelhante. Qualidade não falta ao estónio. Know how não falta à M-Sport.
É preciso alguma sorte, porque os meios da M-Sport são bem diferentes da Toyota e Hyundai, mas não temos a mais pequena dúvida que com esta contratação as diferenças serão fortemente atenuadas…