WRC, Malcolm Wilson: “Deveríamos voltar a falar da qualificação”
A qualificação pode estar perto de regressar ao WRC, como solução para a forte polémica que ressurgiu no Rali da Suécia devido à ordem de partida. Num rali em que ser primeiro na estrada foi muito pior do que o ano passado (Ogier era 5º a 55.7s e este ano 12º a 2m48s) Sebastien Ogier terminou este rali apenas em décimo, depois de perder muito mais tempo do que seria normal e reabriu a discussão da ordem de partida.
Por isso, já se fala no regresso da qualificação, como ainda hoje se faz em que os pilotos prioritários escolhem a ordem de partida de acordo com o registo que fizeram na qualificação, que foi usada até 2013: “Eu sempre gostei do sistema de qualificação. Os carros e pilotos estão muito mais próximos do que estavam em 2013 e, depois da Suécia, penso que existe um bom motivo para discutirmos isso – tivemos um campeão do mundo a terminar em décimo devido a estas regras. Ok, ele cometeu um erro pequeno na sexta-feira, mas não foi isso que o fez terminar em décimo. A qualificação é algo de que deveríamos voltar a falar”, disse Malcolm Wilson.
Recorde-se que a FIA chegou a impor ao líder do campeonato dois dias a abrir a estrada, mas foi recuando até ao que agora existe, a ordem de partida no primeiro dia de rali é a ordem do campeonato. Mas neste rali, Ogier foi mais prejudicado que o normal, e não gostou mesmo nada disso, penalizando propositadamente para ter uma melhor posição na PowerStage, em que foi segundo e assegurou quatro pontos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Existem competições em que é necessário inverter ordens de partida, colocar pesos, etc, nos ralis basta manter a situação. Quem não quiser ser prejudicado basta andar para trás na classificação que já não vai abrir a estrada.
É que o 2º do campeonato é logo a seguir ao líder e assim sucessivamente, querem melhor para o equilíbrio de um campeonato, e há ralis em que até é bem melhor ser o primeiro na estrada.
Respeito muito o MW, mas que tal falar disto antes da época começar? É que fica mal só falar quando as coisas não correm bem, dá a sensação de “ desculpa” .