WRC: Kalle Rovanpera na Toyota em 2020
19 anos e 9 dias! É esta a idade com que Kalle Rovanpera é dado como piloto oficial da Toyota para 2020, o que, caso se confirme (porque a informação não é ainda oficial), fará dele o mais jovem piloto de fábrica a tempo inteiro numa equipa do WRC.
Nunca na história da modalidade um piloto chegou tão jovem ao pináculo dos ralis, e mesmo que já tenham existido participações esporádicas de jovens pilotos em provas do WRC com carros de ponta, nenhum deles o fez tão jovem.
Só mesmo o russo Evgeny Novikov, que aos 18 anos 4 meses e 24 dias arrancou em 2009, no Rali da Noruega, para a primeira de várias provas na Citroën Junior Team, que era uma espécie de equipa satélite, não oficial, ficando famoso nesse ano devido a um salto na Finlândia, onde quase fez um ‘flip’ ao carro.
Em equipas oficiais lado a lado com os pilotos de topo não há memória.
O mais jovem vencedor de sempre duma prova do WRC, continua a ser Jari-Matti Latvala, que aos 22 anos e 313 dias venceu o Rali da Suécia de 2008, mas o jovem Kalle Rovanpera deverá ter agora a oportunidade de, nos próximos três anos, bater esse recorde. Por quanto? Logo se vê. E se o vai fazer, ainda que esta seja apenas uma frase ‘à cautela’…
Os gestores de carreira do jovem finlandês vão invocar uma cláusula do seu contrato de dois anos com a Skoda, que tem uma opção para sair da equipa caso lhe surja um convite duma equipa oficial.
Em declarações ao Autosport inglês, o manager de Rovanpera, Timo Jouhki, é de opinião que o jovem está pronto: “A Skoda tem sido muito, muito boa para o Kalle, ele em feito muitos testes, mas mas agora chegou a altura. Queríamos ver como ele está a progredir com as notas, a trabalhar com a equipa, a sua forma física, a trabalhar com os media e tudo isso, e ele está a progredir em todas as áreas. É provável que tenha progredido mais do que pensávamos. O objetivo era que ele adquirisse experiência em todas as provas, e no final deste ano, terá competido em todos os ralis”, disse.
Tommi Makinen esquiva-se a acrescentar algo, porque ainda tem dois campeonatos para ganhar com os pilotos que tem, mas ao que tudo indica, será Jar-Matii Latvala o ‘sacrificado’. Kris Meeke tem vindo a melhorar e está a fazer melhor do que Latvala que já está na equipa desde 2017.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI