WRC: Kalle Rovanpera lidera Rali Safari em dia muito complicado para todos
Kalle Rovanperä/Jonne Halttunen (Toyota GR Yaris Rally1) terminaram o segundo dia do Rali Safari 14.6s na frente de Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) com Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) em terceiro a 22.4s, oferecendo à Toyota um 1,2,3 provisório.
Num dia muito difícil devido às condições dos troços, problemas foi ‘coisa’ que todos tiveram em maior ou menor grau e isso levou a várias reviravoltas na classificação.
O finlandês viu os companheiros de equipa da Toyota Elfyn Evans e Sebastien Ogier terem sofrido furos quando lideravam.
O líder do campeonato era terceiro atrás de Evans e Ogier no final da manhã, mas depois os furos atrasaram Ogier e Evans.
Apesar de abrir a estrada, Rovanpera subiu ao primeiro lugar no último troço do dia depois de vencer o seu terceiro troço do dia, e de ter iniciado o dia em 11º só na PE5 não subiu lugares. De resto foi sempre a ‘trepar’ até à liderança.
Takamoto Katsuta/Aaron Johnston (Toyota GR Yaris Rally1) terminaram o dia na estrada em quarto lugar à frente de Thierry Neuville, mas o facto de ter perdido tempo no pó de Craig Breen e quando este perdeu tempo com problemas de direção. Com isso o CCD devolveu-lhe 14 segundos e isso fê-lo subir para segundo…
Elfyn Evans/Scott Martin (Toyota GR Yaris Rally1) terminaram o dia 22.4s atrás do líder, em terceiro, eles que lideravam após o final da manhã, mas um furo na PE5 atirou-os para o quarto lugar.
Ott Tänak/Martin Järveoja (Hyundai i20 N Rally1) terminaram o dia na quarta posição, a 25.3s da frente, mesmo depois duma manhã muito ‘atrapalhada’ por uma alavanca da caixa de velocidades que se partiu. A ‘ginástica’ que o estónio fez para perder o mínimo tempo possível foi fantástica.
enquanto que tal foi o desgaste da dura prova de gravilha que o Ott Tanak da Hyundai conseguiu chegar ao serviço no terceiro lugar, 25,3s atrás, apesar de ter perdido 36,4s para uma alavanca de velocidades encaixada de manhã.
Thierry Neuville/Martijn Wydaeghe (Hyundai i20 N Rally1) são quintos a 57.5s depois de um dia que começaram em segundo. tiveram problemas ‘drásticos’ com a afinação do carro, caíram para nono, onde terminaram a manhã. A tarde correu melhor, mas ainda assim com alguns ‘gremlins’ com o maneabilidade do motor.
Estão quase a um minuto da frente, para já um pouco em ‘terra de ninguém’.
Sébastien Ogier/Benjamin Veillas (Toyota GR Yaris Rally1) começaram o rali na frente, perderam o comando no final da manhã para Elfyn Evans, depois de ter ficado sem potência no motor, recuperou a liderança, mas no último troço do dia quando estava 8.6s na frente, um furo levou-o a per4der 2m21.1s caindo para o sexto posto.
Oliver Solberg/Elliott Edmondson (Hyundai i20 N Rally1) são sétimos num dia que encararam com muito cuidado. Jourdan Serdiridis/F. Miclotte (Ford Puma Rally1) são 11º na frente de Gus Greensmith/Jonas Andersson (Ford Puma Rally1) que são 12º depois de perderem 13 minutos com um furo na traseira direita, ainda de manhã.
Craig Breen/Paul Nagle (Ford Puma Rally1) eram sextos mas tiveram problemas de direção e caíram para o nono lugar.
Foi um dia desastroso para a M-Sport já que tanto Sebastien Loeb, como Craig Breen e Adrien Fourmaux, todos eles abandonaram devido a problemas mecânicos. Sébastien Loeb/Isabelle Galmiche (Ford Puma Rally1) ficaram sem potência elétrica ainda de manhã EV, numa ligação, depois de um pequeno incêndio no motor. Eram quintos classificados.
Adrien Fourmaux/Alexandre Coria (Ford Puma Rally1) abandonaram com problemas de transmissão quando eram nonos da geral.